Trânsito é uma questão de cidadania e faz parte do dia a dia de todas as pessoas. Pensando nisso, o Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) busca, junto à população, um trânsito mais pacífico, trazendo a reflexão sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudanças de atitudes nesse espaço.
Neste ano, o Departamento desenvolveu ações educativas no interior e capital do estado. Com nova metodologia de abordagem e desenvolvendo ações de interação com todos os públicos, os educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), percorreram cerca de 40 municípios levando mensagem a 30 mil cidadãos de que um trânsito mais seguro é dever de todos.
“Um trânsito seguro e com pessoas cada vez mais conscientes, esse é o nosso objetivo, pois um cidadão consciente faz total diferença no trânsito, seja pedestre, ciclista, motociclista ou motorista. A educação e a prevenção é o melhor caminho para se evitar acidentes, que causam perdas irreparáveis a todos”, comentou Jeovanna Moura, diretora da EPT.
De acordo com a diretora, as ações da Escola de Trânsito ocorrem de forma continuada, seja em empresas privadas, em ambientes escolares e nas ruas, o que mostra que todos fazem parte desse ambiente de convivência. “O trânsito é um espaço de interação social democrático, onde todos participam e, para que ele seja harmonioso, só depende de cada um, obedecendo suas normas, mantendo o compromisso com a educação, respeito e gentileza”, destaca Jeovanna.
A educação das crianças para o trânsito é trabalhada de forma lúdica pela Escola, onde participam do programa Escolinha de Trânsito. Elas percorrem uma pista sinalizada, que simula o trânsito real de uma cidade, com veículos de brinquedo, semáforos e faixas de pedestres. A intenção, segundo a diretora da EPT, é que as crianças possam interagir, de forma defensiva na maneira de dirigir.
“Com certeza, as crianças levam informações relevantes sobre a conduta que deve ser adotada no trânsito. Elas estão em fase de desenvolvimento, vivenciam um momento de ampliação do universo de informações, onde o brincar se torna um importante meio para que elas compreendam o mundo no qual estão inseridas, trabalhando valores e sentimentos”, comentou Jeovanna, acrescentando que é um investimento importante do Governo do Piauí, por meio do Detran, para que elas fiquem bem informadas sobre um trânsito, compartilhando atitude respeitosa.
Além da escolinha, a EPT, em suas ações, distribui kits informativos com conteúdo didático sobre legislação e cidadania no trânsito.
Prata do Piauí, Piracuruca, Batalha, Bertolinea, Canto do Buriti, Água Branca, Aroazes e São Raimundo Nonato foram alguns dos municípios que já receberam as ações do órgão.
“No interior do estado, infelizmente, ainda existe muita imprudência. Ainda é possível ver pessoas conduzindo sem habilitação e sem usar os itens de segurança, que são as principais causas dos acidentes, mas continuaremos em 2016 realizando um trabalho incansável para mostrar que é somente com educação que se transforma o cidadão”, finalizou a diretora da EPT.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Novo DAF XF ganha cor laranja e amplia opção de customização do modelo

Aurora Orange completa a gama de 13 cores disponíveis para o extrapesado O novo DAF XF, la…