Veículo BYD tem 350km de autonomia e é pioneiro no segmento

O primeiro ônibus elétrico para uso rodoviário do Brasil tem como destino as ruas e estradas do Estado do Espírito Santo, atendendo clientes da VIX Logística no serviço de fretamento, para transporte de funcionários de empresas do Estado. Com chassi produzido pela BYD, o ônibus elétrico rodoviário utiliza carroceria Viaggio, na versão 1050, fabricada pela Marcopolo.

O projeto piloto, uma parceira da EDP, VIX Logística (empresa do Grupo Águia Branca), WEG e CERTI, terá duração de 18 meses, investimento total de R$ 6,6 milhões, e é composto por um ônibus elétrico e por quatro estações de recarga, operando de forma integrada por meio de uma plataforma de gestão, que permitirá a realização de testes de funcionalidades e do modelo de negócio, com o objetivo de se avaliar as condições e custo-benefício para uma possível ampliação futura, inclusive junto a outros mercados e parceiros.


A EDP é responsável pela gestão geral do projeto, além de prover os serviços de mobilidade elétrica e operação dos carregadores. A VIX Logística será a operadora do ônibus, que realizará os testes de funcionalidade e as análises de viabilidade. O projeto foi viabilizado através de uma chamada estratégica de pesquisa & desenvolvimento (P&D), promovido pela ANEEL em 2019.

Também participam do consórcio as empresas WEG, como fornecedora das soluções para recarga rápida das baterias de íons de lítio do ônibus, e a Certi, que contribuirá com estudos específicos de mercado, questões regulatórias e análises de viabilidade econômica.

Com autonomia para rodar até 350 km entre as recargas da bateria, o BYD D9F é o primeiro veículo do tipo no Brasil destinado às operações de fretamento de curtas e médias distâncias. Com potência de até 410 CV e dois motores elétricos integrados às rodas do eixo traseiro, possui carregamento rápido em até quatro horas. O veículo tem 12,9 metros de comprimento e capacidade para 44 passageiros.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Toyota apresenta a SW4 2021

SUV líder de sua categoria chega com novo design e melhorias em conectividade, conforto, d…