O projeto Anamã de Ecobarreiras, da Universidade Federal do Pará, venceu a edição brasileira e agora representa o país na Enactus World Cup

A equipe da Universidade Federal do Pará (UFPA), de Belém, apoiada pelo Ford Fund, braço filantrópico da Ford, vai representar o Brasil na Enactus World Cup, competição mundial de empreendedorismo social que será realizada de 8 a 11 de setembro, com times de 36 países de forma totalmente online.

O time da UFPA, que venceu a edição brasileira, compete com o projeto Anamã, um sistema inovador de ecobarreiras desenvolvido para reduzir a poluição por plástico nos rios do Amazonas. Além disso, também capacita jovens e adultos de comunidades da costa amazônica por meio da produção de tecnologias sociais de baixo custo, utilizando garrafas PET como matéria-prima.

O projeto também é finalista em outro prêmio dentro da competição, o “1 Race, 4 Oceans”, que avalia as iniciativas empreendedoras com maior impacto positivo e sustentável para a proteção da vida nas águas.

O time da UFPA foi um dos quatro do Brasil apoiados este ano pelo Ford Fund, por meio do Ford College Community Challenge (Ford C3), com uma verba de US$ 5 mil para colaborar no desenvolvimento de seus projetos. O objetivo da competição é incentivar universitários a criar soluções práticas e inovadoras voltadas a necessidades críticas de suas regiões e contribuir para a construção de comunidades sustentáveis.

“Por meio de iniciativas como essa do Ford Fund é possível fomentar projetos inovadores de empreendedorismo social que farão a diferença na vida não somente das pessoas envolvidas, como de toda uma comunidade”, diz Roberta Madke, gerente de Comunicação Corporativa e Responsabilidade Social da Ford.

O campeonato da Enactus Brasil 2020 contou com a participação de 40 times universitários de todo o país, dos quais foram selecionados 16 semifinalistas e quatro finalistas. Além da UFPA, o time do Instituto Federal de Igatu, do Ceará, também apoiado pelo Ford Fund, ficou entre os quatro melhores com um projeto de irrigação de baixo custo.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Veja também

Ford anuncia o lançamento do Mustang Mach-E GT na Europa em 2021

A versão de performance do novo SUV elétrico vai de 0 a 100 km/ em apenas 3,7 segundos …