A equipe Signatech Alpine Elf, que tem o brasileiro André Negrão como um dos pilotos, terminou a edição 2020 das 24 Horas de Le Mans perto do pódio na categoria LMP2.

Com um formato revisto devido à crise sanitária, a 88ª edição das 24 Horas de Le Mans já se anunciava como um evento único por diversas razões – apenas quatro dias na programação, novo formato das qualificações, noite mais longa… A equipe já chegou com tudo na quinta-feira, para iniciar a semana de trabalho sob as altas temperaturas de verão. Após duas sessões de treinos livres, os “Bleus” fizeram o décimo melhor tempo nas qualificações, faltando apenas 0,183 de segundo para conquistar um lugar na Hyperpole.

Após mais duas sessões de treinos livres e um aquecimento que serviu como pente fino dos últimos detalhes, a largada foi dada no sábado, às 14h30. Ao volante do Alpine A470 de nº 36, André Negrão se preparava para fazer aquele tipo de largada que é sua marca registrada, mas o brasileiro teve que retornar ao box ao final da primeira volta devido a um vazamento no sistema de arrefecimento.

Os mecânicos da equipe Signatech Alpine Elf fizeram o reparo a jato – em apenas sete minutos –, mas André Negrão também teve que cumprir uma penalidade de drive-through por ter ultrapassado a linha branca na entrada dos boxes.

De volta à corrida, com pouco mais de duas voltas de atraso em relação aos líderes da prova, a equipe redobrou os esforços. Em 59º lugar após dez minutos, André Negrão, Thomas Laurent e Pierre Ragues faziam os revezamentos ultrapassando os GTs e os LMP2 de forma ofensiva, com a meta de voltar a estar no top 20 nas primeiras seis horas da corrida.

Graças a um ajuste audacioso na estratégia enquanto as neutralizações de prova se multiplicavam com o cair da noite, a equipe comandada por Philippe Sinault voltou a ficar entre os dez primeiros da categoria LMP2 na metade do percurso. Longe de abandonar, o trio continuou a sequência de revezamentos durante a noite em Le Mans, a mais longa desde a edição de setembro de 1968 – a mesma em que a Alpine conquistou o Índice de Eficiência Térmica e o Índice de Performance, com o A210.

Como sempre acontece em Le Mans, a parte noturna da corrida colocou vários competidores à prova, incluindo alguns adversários da equipe no Campeonato Mundial de Endurance da FIA WEC. A equipe Signatech Alpine Elf aproveitou para avançar no pelotão, otimizando o tempo de rodagem de cada piloto durante a noite e o amanhecer.

Com exceção de uma rodagem na pista sem maiores consequências, a equipe apresentou uma regularidade impecável, tanto em termos de estratégia como de qualidade na execução das paradas nos boxes. Isso permitiu que o Alpine A470 de número 36 já estivesse perto dos dez primeiros na classificação geral com o raiar do dia.

Após os dois últimos revezamentos de Pierre Ragues durante a manhã, a equipe estava concentrada nas cinco últimas horas de ofensiva, sob o comando de André Negrão e Thomas Laurent. Os dois pilotos fizeram revezamentos duplos em um duelo fascinante com o carro de número 39 da Graff Racing, antes da saída deste da pista, que provocou a atuação do carro de segurança.

Incumbido de arrematar a recuperação da equipe, André Negrão também aproveitou para assumir o quarto lugar quando o carro nº 26 da equipe G-Drive Racing parou inesperadamente no box, mantendo a posição após um abastecimento relâmpago faltando 9 minutos para cruzar a bandeira quadriculada. A Signatech Alpine Elf concluiu sua aventura na categoria LMP2 muito perto do pódio em Le Mans. A partir do próximo ano a equipe participa da categoria LMP1, levando para a conta três vitórias (2016, 2018, 2019) e dois terceiros lugares no pódio (2014, 2017).

Antes disso, a equipe ainda participa de mais uma prova da temporada 2019-2020 na categoria LMP2 do Campeonato Mundial de Endurance FIA WEC, que acontecerá no Bahrein no sábado, 14 de novembro.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ford lança guia digital 360 com as novas tecnologias do Territory

Além de visão 360° do interior, a nova ferramenta traz nove vídeos curtos sobre equipament…