Os novos modelos da Audi A5 e Q2 conquistaram notas máximas no teste Euro NCAP, confirmando posições entre os veículos mais seguros avaliados. Isso é válido tanto para segurança no transporte de crianças e adultos, bem como para proteção de pedestres.
 
Sistemas emergenciais de freio foram introduzidos nos quesitos avaliados em 2016. O Audi Q2 vem equipado de série com esse mecanismo como parte do Audi pre sense front. O sistema examina se outros veículos ou pedestres estão no caminho do veículo. Se uma colisão é iminente, ele alerta o condutor e, se necessário, inicia automaticamente a frenagem emergencial.
 
O novo Audi A5 Coupé e o A5 Sportback também conquistaram a nota máxima de cinco estrelas. Os dois modelos oferecem altos níveis de segurança no transporte de adultos e crianças, assim como boa proteção para pedestres. O Audi pre sense city auxilia os dois modelos a evitar acidentes.
 
 
Na velocidade acima de 85 km/h, o sistema mapeia a via, identificando outros veículos e pedestres, por meio de uma câmera localizada no para-brisas, que tem o alcance de 100 metros. Ao detectar uma possível colisão, o motorista recebe uma série de alertas e, se necessário, o carro inicia a frenagem máxima. Na velocidade acima de 40 km/h, acidentes podem ser completamente evitados dentro dos limites do sistema. Em velocidades mais altas (acima de 85 km/h), alertas e intervenções por meio de frenagem reduzem os impactos que poderiam ser causados pela velocidade.
 
O Audi A5 oferece ainda uma extensa lista de sistemas de auxílio à condução, como o collision avoidance assist e o turn assist (sistema auxiliar para evitar acidentes e sistema auxiliar para manobras de cruzamento a trânsito contrário). Enquanto o primeiro auxilia o motorista a contornar um obstáculo, o outro monitora o tráfego no sentido contrário quando o carro faz uma conversão em velocidade baixa. Em uma situação de perigo, ele freia completamente o veículo, evitando uma conversão perigosa em caso da existência de carros no sentido contrário.
 
O Euro NCAP (sigla em inglês para New Car Assessment Program) tem avaliado desde 1997 a segurança de veículos por meio de testes de colisão. Com o objetivo de simular um acidente em condições reais, ele tem contribuído para melhorar continuamente os requisitos de segurança dos carros.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ônibus VW moderniza frota argentina de transporte público

Como motorização MAN D08, esses dois Volksbus têm sistema EGR de tratamento de emissões, d…