Os motoristas “antenados” aos itens eletrônicos para maior segurança e conforto a bordo de seus veículos, como GPS, câmera de ré e sistema de som, devem também ficar atentos ao impacto destes dispositivos na parte elétrica do automóvel. “A principal causa de pane na bateria é o excesso de consumidores nela instalados, provocando a descarga de energia”, alerta o coordenador de Assistência Técnica da Heliar, Adelmo Leite. “Em geral, isso ocorre quando esses acessórios são usados com o veículo parado ou quando os itens são instalados de maneira incorreta, provocando uma alta fuga de corrente, mesmo quando estes equipamentos estão desligados”, completa.
 
O profissional da Heliar explica que o automóvel sai da montadora com capacidade elétrica para os itens originais de fábrica. Por essa razão, antes de qualquer adição de itens eletrônicos ao veículo, é prudente verificar a capacidade do alternador, que é a peça responsável por gerar a energia elétrica para manter os acessórios funcionando e carregar a bateria. A capacidade média do alternador e da bateria de um veículo popular, quando sai da fábrica, é entre 60 e 90 Ah (amperes). Para se locomover, o automóvel consome cerca de 30 Ah. Já itens convencionais, como vidro elétrico e ar condicionado, quando acionados, demandam respectivamente, 10 e 13 Ah. Sistema de som, câmera de ré, aparelho de DVD, GPS, e TV, consomem 1,5 Ah, cada.
 
Adelmo ressalta que um dos primeiros sintomas de que algo está errado com a bateria é a dificuldade no momento de dar a partida no veículo. Outra causa frequente de pane são problemas relacionados ao funcionamento do alternador, que irá sobrecarregar a bateria e, como consequência, reduzir sua vida útil. “Caso a soma do consumo de energia dos itens instalados ultrapasse a capacidade da bateria e do alternador originais, o proprietário deve trocar os equipamentos por outros com capacidade adequada”, ressalta Leite.

Confira a demanda de energia de um veículo popular
 
Capacidade da bateria e do alternador de um veículo popular quando sai de fábrica 60 a 90 Ah
(amperes)
Consumo do veículo para se locomover 30 Ah
Consumo do vidro elétrico (quando acionado) 10 Ah
Consumo do ar condicionado 13 Ah
Consumo do sistema de som, câmera de ré, aparelho de DVD, GPS e TV 1,5 Ah
(cada)
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Recall de espelhos retrovisores para Fiat Mobi e Grand Siena

Campanha envolve 3.217 unidades do Fiat Mobi e 843 do Fiat Grand Siena A Fiat Chrysler Aut…