A 30ª unidade fabril do Grupo BMW em 14 países e a primeira na América do Sul completa nesta sexta-feira (30) dois anos de plena operação fabricando automóveis do mais alto padrão em território brasileiro. Neste período, as linhas de produção da fábrica produziram aproximadamente 24 mil veículos das marcas BMW e MINI, destinadas tanto ao mercado nacional quanto à exportação. A grande flexibilidade e a moderna tecnologia de produção permitem que neste complexo industrial sejam fabricados seis modelos diferentes: os BMW Série 1, Série 3, X1, X3, MINI Countryman e, mais recentemente, o X4, cuja produção foi iniciada há um mês.
 
Com capacidade para produzir 32 mil veículos ao ano, a fábrica em Araquari é uma das mais modernas do grupo e conta com 256 milhões de euros (aproximadamente R$ 930 milhões) em investimentos, montante aplicado desde sua fundação até o ano de 2017. Erguida em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados – dos quais 500 mil m² de área pavimentada – a infraestrutura local contempla atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares.
 
 
Em abril de 2016, a unidade também passou a abrigar o Projeto Exportação, que consiste na produção e envio de dez mil unidades do BMW X1 aos Estados Unidos. Atualmente, o complexo industrial do BMW Group no Brasil conta com 700 colaboradores, além de 300 temporários dedicados exclusivamente ao projeto de exportação.
 
“Mais que produzir automóveis, nossa fábrica celebra a paixão em dirigir e isso está refletido em nossa produção no país. A escolha do Brasil como sede para a primeira fábrica de automóveis do BMW Group na América do Sul demonstra a posição estratégica do País dentro de nossas operações e o amor do brasileiro por carros. Nosso time é motivado e obstinado por qualidade. Este ano, fomos capazes de concretizar o sonho de exportar, a partir da fábrica Araquari, para um mercado extremamente exigente como o norte-americano. Nossa fábrica está preparada e com potencial para produzir mais, assim como estamos fazendo em 2016”, afirma Carsten Stöcker, vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari.
 
 
Além da relevância nacional como agente econômico, a planta trouxe também um positivo impacto local para a cidade onde está instalada e entorno. Esta relação com a comunidade de Araquari também é evidenciada por meio do projeto piloto “Sou Futuro BMW”, desenvolvido junto a escolas do município e que atendem cerca de 100 crianças e adolescentes no Centro Social e Recreativo do BMW Group, cujas dependências reúnem salas equipadas, auditório com 110 lugares, quadra de vôlei, quadra de futebol, sala de jogos, refeitório e uma biblioteca.
 
A fábrica catarinense começou a ser construída em dezembro de 2013, com o assentamento da pedra fundamental. Apenas dez meses depois – tempo recorde para o início de operação de uma fábrica do BMW Group –, o primeiro automóvel da marca BMW, um 328i Activeflex, deixava a linha de produção recém-inaugurada. Em janeiro de 2015, a planta obteve a certificação de qualidade ISO 9001:2008 e, em agosto do mesmo ano, superou a marca de 10 mil automóveis produzidos.
 
Em outubro do ano passado, o projeto de construção da fábrica venceu o German Project Excellence Award, o mais importante prêmio de gerenciamento de projetos da Europa, concedido pela Associação Alemã de Gestão de Projetos. E, em dezembro, conquistou o prêmio Fritz Müller, na categoria Gestão Ambiental, concedido pela Fundação do Meio Ambiente (Fatma) do governo de Santa Catarina.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat tem grande ação de vendas até sábado (24) em sua rede de concessionárias

Cronos Drive 1.3 com central multimídia por R$ 58.590 e Mobi Like 1.0 com parcelas a parti…