\"\" 
 
A Volkswagen do Brasil acaba de celebrar o marco histórico de 10 milhões de unidades produzidas da "família" de veículos de maior sucesso da indústria automotiva nacional: a "Família Gol", composta pelos modelos Gol, Voyage, Saveiro e Parati. A conquista ocorre no mesmo mês em que a Volkswagen completa 60 anos de atividades no País.
 
Desde o lançamento do primeiro integrante, o Gol, em 1980, a Volkswagen já produziu 7,1 milhões de unidades do Gol, 1,1 milhão de unidades do Voyage, 900 mil unidades da Saveiro e 900 mil unidades da Parati, modelos que juntos agora somam 10 milhões de unidades produzidas.
 
"A força, a confiabilidade, a versatilidade e, principalmente, a inovação a cada geração, fizeram do Gol, da Saveiro, da Parati e do Voyage protagonistas de uma história de sucesso da indústria automobilística brasileira. São 10 milhões de veículos fabricados, que representam a metade das 20 milhões de unidades já produzidas pela Volkswagen do Brasil. Essa conquista é motivo de orgulho para todos nós, colaboradores, clientes, concessionários e fornecedores da Volkswagen, especialmente no ano em que a empresa comemora 60 anos de Brasil", disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil.
 
Gol: o precursor da grande família
 
O Gol foi lançado em maio 1980 e já nasceu com esse conceito de "família" de veículos derivados. O segundo integrante, derivado do Gol, foi o Voyage, em 1981. Em seguida, foi a vez da Parati, a station wagon da família, lançada em 1982. No mesmo ano, o último integrante a completar a família foi a Saveiro, picape derivada de carro de passeio.
 
Atualmente, o Gol é líder de vendas no Brasil há 26 anos ininterruptos. O modelo tem permanecido no topo, mesmo com aumento expressivo do número de concorrentes em seu segmento, que saltou de 11 modelos, em 2002, para 24, em 2013. Os 26 anos de liderança do Gol, somados aos 24 do Fusca, posicionam a Volkswagen como a marca que fabrica o carro preferido dos brasileiros por 50 anos. Além de recordista em liderança, o Gol acumula vários outros números em trajetória de sucesso:
 
7,1 milhões de unidades produzidas
1,1 milhão de unidades já exportadas para 66 países
1 Gol produzido a cada 47 segundos, nas fábricas da Anchieta e de Taubaté
 
O nascimento do campeão
 
Ainda na fase de esboço da primeira geração do Gol, nas pranchetas dos designers, em 1976, a Volkswagen já tinha certeza dos elementos que precisava para produzir um carro vencedor. Além do melhor conteúdo tecnológico em sua categoria, o Gol deveria ter visual moderno, ser robusto, resistente e adequado às condições brasileiras, características que foram se aperfeiçoando e se ampliando a cada nova geração do modelo.
 
O Gol foi logo reconhecido pelo cliente por sua ótima relação custo-benefício, manutenção de baixo custo e, principalmente, pelo valor de revenda. Além de econômico, o Gol era o carro com maior autonomia do mercado brasileiro na época (870 quilômetros). Esses atributos e a sua vocação para se manter sempre atual garantiram ao Gol a liderança do mercado brasileiro em 1987, posição que mantém até hoje.
 
"Família" de sucesso internacional
 
Além do sucesso no mercado interno, a família Gol também trilhou uma "carreira internacional inédita". O Gol começou a ser exportado já no ano de seu lançamento, 1980, quando foram enviadas 49 unidades para o Paraguai e Nigéria. Atualmente, é o carro mais exportado do País.
 
Com mais de um milhão de unidades enviadas a mais de 60 países das Américas, África, Ásia, Oriente Médio e Europa, os principais mercados do Gol hoje em dia no exterior são: México e a Argentina.
 
Entre 2004 e 2005, o Gol foi exportado para a Rússia, cujas temperaturas chegam a -40°C no inverno. O motor do Gol recebeu um pré-aquecedor, velas reforçadas e pistões grafitados, além de outros dispositivos e líquidos com tratamento especial contra congelamento.
 
Para mercados com clima muito quente, como no Oriente Médio e Norte da África, o carro recebe um segundo radiador e peças e pneus ganham um revestimento especial.
 
Entre 2000 e 2008, a marca exportou o Gol a diesel para Argentina (14.565 unidades no período), Uruguai (1.219 unidades) e Paraguai (898 unidades).
 
O Voyage, durante o período 1987 a 1993, somou mais 202 mil unidades exportadas para os EUA, com o nome de Fox. Atualmente.é exportado para nove países, principalmente Argentina e o México e acumula, em toda a sua história, mais de 330 mil unidades exportadas para países como Egito, Haiti, Libéria, Bahamas, Angola e Jordânia. O modelo comercializado com este nome somente na Argentina. Para os demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Di Grassi inicia no sábado (16) campanha pelo bicampeonato

Em temporada de muitos recordes e vitórias, Lucas pode ampliar marca extraordinária na Fór…