Planta de powertrain em Campo Largo tem a maior pontuação do WCM na América Latina

A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) acaba de alcançar a marca de 1,5 milhão de motores E.Torq produzidos na fábrica de Campo Largo, no Paraná. Adquirida em 2008 pelo grupo, a unidade é responsável pela produção dos motores 1.6 e 1.8, que equipam os principais modelos das marcas Fiat e Jeep fabricados no Brasil. Atualmente, parte da produção é também exportada para Argentina, Itália e Turquia.

“A planta de Campo Largo é um centro de excelência na produção de motores e um ativo fundamental para a estratégia da FCA não somente no Brasil, mas globalmente”, afirmou o presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa que, na última quinta-feira (12), visitou a fábrica. Com cerca de 400 colaboradores, a planta tem como diferencial a adoção de tecnologias integradas à Indústria 4.0, além de processos que garantem padrões de excelência de segurança e qualidade.

A fábrica segue o sistema de produção do World Class Manufacturing (WCM), que busca a melhoria contínua de processos ao eliminar desperdícios e elevar a qualidade dos produtos. Após auditorias e a conquista do nível Prata do WCM, Campo Largo é a planta da América Latina com maior pontuação na metodologia. “Nosso desafio é melhorarmos cada vez mais nossa competitividade, garantindo a sustentabilidade do negócio”, diz o diretor Industrial Powertrain para a América Latina, Claudio Rocha.

SUSTENTABILIDADE

Ações de gestão ambiental também se destacam na fábrica de Campo Largo, que é considerada “Carbono Neutro”, ao compensar 100% das emissões de CO2 geradas no processo produtivo. Além de usar energia renovável, a unidade possui uma área de 106 hectares de Floresta com Araucária, que abriga espécies de aves e mamíferos ameaçadas de extinção e cinco nascentes preservadas.

A mata, que possui trilha ecológica, recebe crianças de escolas públicas de Campo Largo para imersão na área verde. O ponto de partida é a Casa da Floresta, que é o centro de visitantes, totalmente construído com técnicas e materiais sustentáveis. Lançado no ano passado, o Projeto FCA Araucária, de conservação de área natural e educação ambiental, já recebeu cerca de dois mil visitantes, grande parte crianças.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Fiat divulga condições especiais no Dia do Supernegócio

Só neste sábado (19), a Fiat fará um esforço jamais visto para compartilhar preços imbatív…