A FCA selecionou a Waymo como parceira estratégico exclusivo para a condução autônoma L4, com a Waymo se comprometendo a implantar a tecnologia em todo o portfólio de produtos da FCA

A FCA e a Waymo anunciaram hoje que deram os próximos passos significativos na expansão de sua bem-sucedida parceria de tecnologia de direção autônoma.

Agora, a Waymo trabalhará exclusivamente com a FCA como seu parceira preferida para desenvolvimento e testes de veículos comerciais leves para movimentação de mercadorias para clientes de entrega comercial, incluindo a Waymo Via (serviço de transporte de carga da Waymo). As duas empresas visarão inicialmente a integração do Waymo Driver no furgão Ram ProMaster, uma plataforma altamente configurável que permitirá o acesso a uma ampla gama de clientes comerciais globais. Essa parceria permitirá à FCA e à Waymo aproveitar seus respectivos pontos fortes e competências para determinar como utilizar efetivamente a direção autônoma para atender às necessidades específicas dos clientes comerciais, dado o rápido crescimento dos serviços de entrega de mercadorias.

A FCA também selecionou a Waymo como parceiro estratégico exclusivo para a tecnologia autônoma L4 (nível 4) em toda a frota da FCA, e já começou a trabalhar com a Waymo para imaginar futuros produtos da FCA para a circulação de pessoas e mercadorias operadas pelo Waymo Driver.

“Nossa parceria de quatro anos com a Waymo continua inovando. Incorporando o Waymo Driver, a principal tecnologia de condução autônoma do mundo em nossas minivans Chrysler Pacifica, nos tornamos a única parceria que realmente implementa tecnologia totalmente autônoma no mundo real, em vias públicas. Com esta próxima etapa, aprofundando nosso relacionamento com o melhor parceiro de tecnologia dessa área, estamos nos direcionando às necessidades de nossos clientes comerciais, possibilitando oferecer juntos a condução autônoma de veículos comerciais leves, começando pelo Ram ProMaster”, disse Mike Manley, CEO da FCA. “Adicionando o comprometimento da Waymo de fazer parceria conosco para implantar sua tecnologia totalmente autônoma L4 em todo o nosso portfólio de produtos, nossa parceria está definindo o ritmo das soluções de mobilidade seguras e sustentáveis que ajudarão a definir o mundo automotivo nos próximos anos e décadas”.

“A FCA foi nosso primeiro parceiro de OEM e percorremos um longo caminho juntos”, disse John Krafcik, CEO da Waymo. “As minivans Chrysler Pacifica Hybrid foram os primeiros veículos em nossa frota Waymo One e, guiados pelo Waymo Driver, já percorreram com segurança e confiabilidade mais milhas autônomas do que qualquer outro veículo no planeta. Hoje, estamos expandindo nossa parceria com a FCA com o Waymo Driver como a solução exclusiva de autonomia L4 para esta empresa automotiva global. Juntos, apresentaremos o Waymo Driver em todo o portfólio da marca FCA, abrindo novas fronteiras para veículos de transporte por aplicativos, entrega comercial e uso pessoal em todo o mundo.

A FCA tornou-se o primeiro parceiro de OEM da Waymo em 2016. Desde então, as duas empresas têm trabalhado em estreita colaboração para integrar o Waymo Driver nos veículos da FCA e fizeram história em direção autônoma na comprovada, capaz e pronta para L4 minivan Chrysler Pacifica Hybrid. Essa parceria levou ao primeiro serviço comercial autônomo de carona, incluindo a oferta de serviço totalmente sem motorista para os passageiros, além de rodar em dezenas de cidades com geografias diversas e condições climáticas desafiadoras.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

IMSA: Derani vai em busca de mais um pódio neste domingo em Mid-Ohio

Brasileiro destaca características difíceis do traçado, mas segue confiante e embalado, ap…