Única representante do setor automotivo, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) está entre as 10 empresas mais inovadoras do país, de acordo com a revista Forbes. O ranking, publicado na última edição da revista, cita e analisa as companhias com melhores resultados em inovação, colocando a FCA ao lado de empresas como Microsoft, Siemens, Embraer, SAP, Philips e Accenture. Também integram a lista a Cielo, Saint-Gobain e ArcelorMittal.
A pesquisa é realizada em conjunto com o Observatório de Multinacionais Brasileiras da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). A lista foi elaborada a partir de pesquisas aplicadas entre 2016 e 2017 com gestores de empresas, além de consultas com especialistas de inovação e diretores e gestores da área de inovação.
Para a FCA, o impulso para a inovação é resultado do perfeito entendimento e sintonia com as aspirações e desejos dos brasileiros. A empresa se destaca, segundo a publicação, pela criação da área de Future Insights, voltada exclusivamente para estimular a cultura da inovação, ao conectar os desafios estratégicos da companhia às novas tendências tecnológicas, comportamentais e sociais. “Atuamos tentando identificar oportunidades de mudança para o futuro”, explicou o responsável pela área, Mateus Silveira. Esse ecossistema tem como alicerces o trabalho colaborativo como forma de reunir pessoas com diferentes habilidades e competências para, coletivamente, buscar soluções de médio e longo prazos.
Na jornada pela inovação para prevenir e reduzir o impacto ambiental, com a otimização do consumo de recursos naturais, a empresa se destaca através do Projeto Girassol, realizado em parceria com a CSEM Brasil. A FCA está pesquisando o uso de um sistema fotovoltaico que gera energia elétrica adicional para a bateria. Isso resulta em economia de combustível e redução de emissões.
Os avanços de gestão ambiental nos polos da Fiat, em Betim (MG), e da Jeep, em Goiana (PE), também foram citados na revista, com destaque para o recorde de reúso de água e o pioneirismo na conquista da meta do Aterro Zero, com o envio de 100% dos resíduos gerados para reciclagem e reutilização.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Público poderá acompanhar as 24 Horas de Le Mans ao vivo do cockpit dos Ford GTs

Os quatro Ford Gts da equipe Ford Chio Ganassi em Le Mans: retorno ao circuito onde a marc…