Home Notícias FCA publica relatório de sustentabilidade 2018

FCA publica relatório de sustentabilidade 2018

Comentários desativados em FCA publica relatório de sustentabilidade 2018

Grupo alcança avanços significativos ao transformar compromissos de sustentabilidade em ações concretas

Líder no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) publica o Relatório de Sustentabilidade 2018. Divulgado na Assembleia Geral Anual de Acionistas, o documento comunica as conquistas sociais, econômicas e ambientais mais relevantes e metas de longo prazo do Grupo.

Consciente do impacto que as atividades e produtos têm na sociedade e no meio ambiente, a FCA opera com responsabilidade para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em alinhamento com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Com 4,8 milhões de veículos comercializados em 2018 para clientes em todo o mundo, o Grupo manteve firme o desafio de reduzir a pegada ambiental de suas operações. Desde 2010, a emissão de CO2 diminuiu 27%, seguida de 38% de redução do consumo de água e de 62% de geração de resíduos por veículo produzido. Em 2018, foram mais de 2,4 milhões de sugestões de empregados para potenciais melhorias de produtos e processos.

Em 1 de junho de 2018, o Grupo divulgou o plano de negócios de 2018-2022 com foco no desenvolvimento tecnológico, contemplando direção autônoma, conectividade de veículo e implementação de eletrificação. Outros esforços que se somaram a essa jornada foram sistemas de transmissão mais eficientes, aerodinâmica melhorada, redução de peso dos veículos, além da melhoria da segurança e qualidade dos produtos.

Em 2018, a FCA lançou a versão híbrida leve do totalmente remodelado Jeep Wrangler 2018 e da novíssima RAM 1500 2019. No Salão do Automóvel de Genebra 2019, foram apresentadas as versões híbridas plug-in do Jeep Compass e do Jeep Renegade, além dos carros conceito eletrificados Alfa Romeo Tonale e Fiat Concept Centoventi. A parceria com a Waymo teve uma evolução com o acréscimo de 62 mil minivans Chrysler Pacifica Hybrid na frota de direção autônoma.

O Grupo também desenvolveu diversos programas nas comunidades em que atua, somando investimentos de cerca de 24 milhões de euros em 2018. Os empregados dedicaram em todo o mundo mais de 174 mil horas durante o horário de trabalho, de forma voluntária, no suporte a projetos sociais.

Brasil

Iniciativas realizadas pelo Grupo no Brasil tiveram destaque no Relatório de Sustentabilidade da FCA 2018. Para apoiar o compromisso global de reduzir as emissões de CO2, foram implementadas diversas ações, como treinamentos com fornecedores estratégicos sobre mudanças climáticas e inventário de gases de efeito estufa, além da conquista do certificado “Carbono Neutro” pelas fábricas de Goiana, Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco) e Campo Largo (Paraná).

O etanol foi mencionado com destaque, pelo papel decisivo na mitigação de CO2 para os próximos anos. Trata-se de um combustível 80% renovável em razão do sequestro de carbono pelas plantações de cana de açúcar. Em 2018, 86% do total de veículos licenciados pelo Grupo no país foram flex. O governo brasileiro e a FCA estão trabalhando muito de perto para ampliar as oportunidades de pesquisa e desenvolvimento para melhorias nos motores movidos a etanol.

Em relação às comunidades onde atua, o Árvore da Vida, realizado em Betim (Minas Gerais), somou mais de 22.400 pessoas beneficiadas de 2004 a 2018 e cerca de 200 mil euros investidos em 2018 em iniciativas sociais e culturais. Os resultados do Rota do Saber, focado na melhoria da qualidade da educação nas escolas públicas, também foram citados. Com investimentos de mais de 1,3 milhão de euros, o programa está presente em 250 escolas, com o envolvimento de 60 mil alunos e 2 mil educadores no período 2015-2018, em sete municípios de Pernambuco e da Paraíba.

Para acesso ao Relatório de Sustentabilidade 2018 na íntegra, acesse: https://www.fcagroup.com/en-US/investors/financial_information_reports/sustainability_reports/sustainability_reports/FCA_2018_Sustainability_Report.pdf

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Citroën revela Novo C3 desenvolvido e produzido na América do Sul

O Novo C3 é o primeiro de uma família de três veículos destinados ao mercado internacional…