Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.
As férias estão aí. Então, para evitar surpresas desagradáveis como uma pane no veículo, é importante fazer a manutenção preventiva de alguns itens. E procure agendar a revisão do seu carro com antecedência. Muitas vezes, no início do período de férias, as oficinas ficam lotadas de serviço. 
Confira a seguir o que é recomendável verificar antes de pegar a estrada:
 
Pneus
Verifique a pressão dos pneus e do estepe (sim, o estepe também precisa estar calibrado para a eventualidade de você ter de usá-lo). Avalie se há desgaste ou danos nos pneus. Essa verificação do desgaste – que vai mostrar se o seu pneu está careca – pode ser feita com o auxílio da referência TWI. Se necessário, faça a substituição dos pneus.
Se tiver de trocar um pneu
Confira se triângulo, macaco, chave de roda e estepe estão localizados conforme descrito no manual do veículo. 
Certifique-se de que o macaco esteja em funcionamento. Inspecione o triângulo e observe se o seu sistema de pé está em boas condições.
A chave de roda também é um item muito importante, que deve sempre estar presente no veículo. 
Sistemas de iluminação
Cheque o funcionamento de todas as lâmpadas de lanterna, dianteira e traseira, farol, farol alto, luz de freio, luzes de seta e pisca-alerta. Não se esqueça de verificar a luz da placa do veículo também.
Freio
Verifique o nível de fluido de freio no reservatório. Caso esteja muito abaixo da marcação máxima, confira se não há vazamento no sistema.
Aproveite para identificar se o veículo apresenta algum problema durante as frenagens, como trepidações, inoperância no freio ou ruídos. Se houver algo assim, leve o veículo para uma oficina especializada.
Correias
Verifique se as correias estão com ressecamentos ou danos. Se houver algum desses problemas, faça a substituição.
Óleo e água do motor
Com o veículo parado no plano e com o motor desligado, verifique o nível de óleo do motor. Caso esteja baixo, complete até a marcação máxima da vareta, sempre com o óleo especificado pela montadora. 
Aproveite o veículo no plano e verifique também o nível de água no sistema de arrefecimento. Caso necessário, complete até a marcação máxima contida no vaso de expansão.
Palhetas limpadoras do para-brisa
Analise se as palhetas apresentam desgaste ou ressecamento. Se houver, faça a substituição por palhetas novas. E não se esqueça de verificar a água do limpador, com a adição de um pouco de detergente neutro.
Outros cuidados
Tenha a CNH e a documentação do veículo em dia.
Use sempre o cinto de segurança, inclusive nos bancos de trás.
Transporte objetos de preferência no porta-malas e nunca obstrua o campo de visão do motorista com malas ou outros itens. Por isso, planeje sua viagem analisando o percurso a ser seguido, programando os pontos de parada para descanso e abastecimento, e também os valores e pontos de praças de pedágio do seu percurso. 
Com esses cuidados todos, a única surpresa que você vai ter durante a viagem será com a beleza dos locais que você vai visitar. 
Fonte: CESVI BRASIL
Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Indústria de bicicletas aumenta a produção em 10,7% no 1º semestre

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Com a demanda crescente pelos pro…