A Fiat Automóveis completou na quinta-feira (9), 39 anos de atividades no Brasil e, para comemorar a data, lançou uma coleção de camisetas inspirada em seus modelos clássicos, que marcaram a história do automóvel no país. Além disso, a fábrica de Betim, primeira fora do cinturão industrial paulista, passa por um processo de modernização para produzir veículos cada vez mais adequados às novas exigências do consumidor.
 
A edição limitada das camisetas comemorativas, idealizada pela Fiat Fashion, reúne 13 estampas que contam um pouco da história do Fiat 147, Stilo, Tempra, Uno Mille, além do Palio, que teve sua primeira versão lançada em 1996 e, desde o ano passado, está no primeiro lugar do pódio. O Palio foi o campeão de vendas no Brasil em 2014 e, neste ano, de janeiro a junho, já teve comercializadas 62.757 unidades, mantendo-se na liderança do mercado nacional.
 
 
A picape Fiat Strada é outra campeã de vendas e também está presente na estampa da nova coleção de camisetas, já à venda por meio do site www.fiatfashion.com.br. Primeira no ranking de comerciais leves desde 2000, a picape compacta trouxe para o mercado importantes novidades em seu segmento, como as cabines estendida e dupla, além da terceira porta.
 
Ao longo de sua atividade no Brasil, a Fiat acumula a liderança de vendas por treze anos. Em 2015, mantém a dianteira no primeiro semestre, com 236.680 unidades vendidas e 18,6% de market share. “Buscamos ser líder não apenas em volume, mas principalmente em resultados. O desempenho alcançado nesses 39 anos de história nos coloca no caminho certo. Seguimos confiantes de que o mercado brasileiro tem um potencial muito grande no longo prazo e por isso continuamos investindo na modernização da fábrica da Fiat em Betim, no desenvolvimento de novos produtos, no aperfeiçoamento de processos, em sistemas e em recursos humanos para podermos tirar o máximo proveito das oportunidades que ainda surgirão neste país”, afirma Cledorvino Belini, presidente da FCA – Fiat Chrysler Automobiles para a América Latina.
 
Modernização
 
A FCA, resultado da fusão entre os grupos Fiat e Chrysler em outubro de 2014, está em meio ao maior ciclo de expansão em suas operações no Brasil. A fábrica da Fiat em Betim, inaugurada em 9 de julho de 1976, está passando por um amplo processo de modernização, com investimento de R$ 7 bilhões no período de 2011 a 2016.
 
Além de ser a maior fábrica da FCA no mundo, a planta de Betim também é a mais complexa: produz em quatro linhas de montagem 16 modelos diferentes, que se desdobram em mais de 120 versões. Opera ao todo com 64 mil peças diferentes que são trazidas dos quase 300 fornecedores por aproximadamente 1,6 mil caminhões diariamente, sendo que cerca de 25% dessas peças chegam através do sistema JIS (just in sequence), como bancos, para-choques, painel de instrumentos e outros.
 
 
Como parte do processo de modernização da planta, a área de prensas recebeu, em 2011, duas linhas de alta cadência Komatsu. As prensas de alta cadência são capazes de dar 16 golpes por minuto, o dobro da velocidade das prensas convencionais. Outra vantagem é o tempo para troca dos estampos, que é de apenas três minutos, em comparação com os 45 minutos necessários nas linhas convencionais. No total, a área de prensas conta com 2,2 mil estampos, consome 45 mil toneladas de aço e produz 115 mil peças mensalmente.
 
Novos robôs foram inseridos na linha de produção, trazendo tecnologia de ponta e mais precisão para a fabricação de automóveis Fiat. Eram 238 robôs em 2013, número que salta para 619 neste ano, chegando a 974 em 2016. Além disso, para melhorar a logística interna da planta, foram instalados transportadores aéreos de peças e componentes entre os galpões, facilitando a integração entre as diversas áreas.
 
Por fim, a fábrica de Betim terá uma das maiores e a mais moderna cabine de pintura do mundo, com capacidade para processar 180 carrocerias por hora ou 950 mil por ano. A cabine terá 500 metros de comprimento e é uma das maiores obras de construção civil em curso em Minas Gerais.
 
Com estas obras e investimentos, a Fiat está cada vez mais preparada para projetar, desenvolver e produzir veículos modernos e inovadores, que atendam às novas exigências do consumidor.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…