Premiação do Grupo Padrão reconhece empresas que se destacaram nos últimos 10 anos

Inovação e pioneirismo sempre foram palavras que acompanharam a Fiat. No Brasil desde 1976, a marca protagonizou importantes fatos que marcaram a história da indústria automotiva, como a produção do primeiro automóvel a álcool do mundo, o primeiro veículo a ser vendido na internet e o primeiro carro popular do País. E na última década não foi diferente. A Fiat não parou de trazer novidades para o mercado sempre antecipando as demandas dos clientes. Seu comprometimento em fazer sempre o melhor pensando em seu público foi reconhecido pelo prêmio como uma das Empresas da Década, promovido pelo Grupo Padrão, que edita a revista Consumidor Moderno. A premiação, que teve a entrega dos troféus essa semana em cerimônia em São Paulo (SP), tem como objetivo reconhecer as companhias que se destacaram no relacionamento com o consumidor nos últimos 10 anos.

O prêmio homenageou o legado de excelência de empresas e executivos em sete categorias com base em um estudo que avaliou seus índices de performance. A metodologia foi desenvolvida pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) e baseada nas dez edições mais recentes do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente. Além disso, foi considerada o desempenho das empresas nos diversos estudos e rankings do Grupo Padrão.

No período avaliado, a Fiat conquistou 18 prêmios do Grupo Padrão que ressaltam a qualidade da marca em serviços aos clientes e sua importância no mercado. Vale destacar que por quatro vezes a Fiat foi considerada a mais inovadora do setor e por três vezes, a mais notável. Além disso, este ano foi eleita a Marca mais Amada da sua categoria e também faturou o Prêmio Whow! de Inovação.

Conquistas da Fiat na década

Em 2009, a Fiat trouxe para o Brasil um ícone: o novo Fiat 500, que vinha com um estilo autêntico e retrô, aliada à tecnologia avançada. No ano seguinte, foi a vez do Fiat Mio ganhar destaque, o primeiro carro conceito no mundo desenvolvido a partir da interatividade de internautas. Neste mesmo ano, a marca também apresentou a segunda geração do primeiro carro popular do Brasil, um dos mais vendidos no Brasil: o Novo Uno.

Já em 2013, a Fiat mais uma vez foi pioneira no setor ao conquistar a ISO 50001, selo de gestão eficiente de energia. Além disso, lançou a primeira picape leve com cabine dupla. Em 2014, concluiu a fusão com Chrysler na FCA, dando origem à Fiat Chrysler Automobiles. No ano posterior, o Polo Fiat, em Betim (MG), atingiu recorde de reuso de água em 99%, o que praticamente eliminou novos consumos de água no processo produtivo.

Em 2016, mais lançamentos: o Fiat Mobi, um carro que leva o conceito de mobilidade até no nome e atualmente é o veículo mais barato do Brasil. A Fiat também apresentou o Fiat Toro, inaugurando o conceito SUP (Sport Utility Pick Up), sendo um sucesso de vendas até os dias atuais. Em 2017, foi a vez do Fiat Argo fazer a sua estreia no mercado e hoje se consolida com um dos carros mais vendidos do país. Ano passado, a Fiat lançou o sedã Fiat Cronos e inaugurou a primeira concessionária digital do Brasil.

Inovação não faz parte somente do passado da empresa, mas do presente e do futuro também. Neste ano a FCA anunciou investimentos para o Polo Automotivo Fiat, em Betim, além de inaugurar importantes espaços na fábrica. Também comunicou investimentos de R$ 16 bilhões no Brasil até 2024, além da instalação da nova fábrica de motores GSE Turbo. Em julho, inaugurou o Safety Center, centro de segurança veicular mais moderno da América Latina, que faz com que a planta de Betim, tenha autonomia de 100% para o desenvolvimento de um automóvel. Abriu as portas também do novo Design Center, que possui autossuficiência para projetar do início ao fim um carro.

Todos estes desenvolvimentos e a implementação de novas tecnologias se reverteram em resultados. A FCA encerrou o mês passado com 46.959 veículos emplacados, consolidando-se como líder no mercado brasileiro de automóveis e comerciais leves. Além disso, a Fiat finalizou o mês de outubro com 34.423 unidades emplacadas e uma expansão de 14,6% em relação ao resultado de setembro.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

FCA inicia produção de máscaras cirúrgicas na fábrica de Betim

Instalada em tempo recorde, linha produz 1,5 milhão de unidades por mês; Parte da produção…