Mês também registrou pico de financiamentos em um único dia, impulsionado pela antecipação da isenção do IOF

As vendas financiadas de veículos em novembro de 2020 somaram 552 mil unidades. Esse número representa uma alta de 4,9% em relação a novembro de 2019 e engloba veículos novos e usados – incluindo motos, autos leves e pesados – em todo o País. Considerando a série histórica, o volume de financiamentos registrado em novembro confirma a tendência, iniciada em outubro de 2020, de manutenção de vendas a crédito em níveis semelhantes ao do período pré-pandemia.

Nas vendas a crédito de autos leves, o cenário também foi de alta, com crescimento de 5,9% em novembro na comparação com o mesmo mês de 2019. O avanço foi puxado sobretudo pelos veículos usados, que acumularam de 10,4% nas vendas financiadas, na mesma base de comparação. Já entre os 0km, houve queda de -6,4% nos financiamentos no mesmo período.

“Os dados de novembro continuam mostrando a tendência de recuperação das vendas financiadas para os níveis do período pré-pandemia. A média diária de financiamentos em novembro de 2020 foi de 27,6 mil unidades, considerando apenas dias úteis. Em novembro de 2019, a mesma média diária foi de 26,3 mil veículos”, avalia Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

“Outro destaque do mês foi um pico de financiamentos concentrado em um único dia: foram 42,9 mil registros de vendas a crédito em 26 de novembro. Parte desse volume pode ser explicado pelo fim da isenção de IOF em operações de crédito. A antecipação da data para o fim do benefício estimulou a busca pela contração dos financiamentos para aquisição de veículos no dia”, completa Tatiana.

Os números são da B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

GM alcança marca de 17 milhões de carros produzidos no Brasil

País é o segundo maior mercado da Chevrolet no mundo Em 96 anos de presença no Brasil, a G…