A Ford apresenta na Fenatran 2017, que ocorre em São Paulo, o Cargo Connect, um caminhão com avançadas tecnologias semiautônomas e de conectividade. Objetivando atender dois fatores importantes no transporte – a segurança veicular e a produtividade –, esse veículo foi mostrado como um lançamento previsto para os próximos anos e aponta a tendência de uso de recursos tecnológicos já conhecidos em automóveis para as funções de veículos de carga.
A Fenatran é reconhecida como a maior exposição de veículos do setor de transporte de carga da América do Sul. Nesta mostra, que recebe milhares de visitantes de toda a América Latina, a Ford Caminhões demonstra a sua linha completa, com ênfase em modelos vocacionais para diferentes tipos de aplicação, nas áreas de transporte de bebidas, coleta de resíduos, construção civil, ambulância e resgate, entre outros das famílias Cargo e Série F.
Para exibição ao público, a Ford trouxe um “show truck”, um caminhão inteligente F-450 Super Duty Platinum, vendido nos Estados Unidos, que incorpora as tecnologias mais avançadas do segmento.
 
Na linha de acessórios, a Ford tem em seu estande uma área exclusiva para mostrar o Boné Alerta, protótipo de um dispositivo inteligente equipado com sensores que monitoram sinais de sonolência do motorista para a prevenção de acidentes.
A Ford é reconhecida como uma das marcas mais tradicionais do setor de caminhões. Em 2017, está comemorando o marco de 60 anos da produção nacional de caminhões no Brasil, um registro histórico que começou com o F-600, abrindo as portas para a criação da indústria automotiva brasileira.
“Temos tradição e a confiança de milhares de clientes. Nossos marcos se confundem com a história do desenvolvimento do Brasil. Por isso, investimos e continuamos a investir nessa área com inovação, arrojo e experiências inéditas, como o Cargo Connect e o Boné Alerta. Pensamos no presente, no futuro, na mobilidade e nos veículos inteligentes para a satisfação dos nossos clientes”, afirmou Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
A Fenatran é um salão destinado a empresários, frotistas, caminhoneiros e pessoas ligadas ao setor. Será aberto ao público nesta segunda-feira, dia 16, e funciona até dia 20 de outubro, na São Paulo Expo, na Rodovia dos Imigrantes, na capital paulista.
 
Cargo Connect
O Cargo Connect é um caminhão equipado com tecnologias de sensores, câmeras, radar e outros recursos que trazem um novo nível de produtividade, controle, segurança e conectividade para o motorista e o gerenciamento da frota. Montado sobre um protótipo Cargo 2429 8×2 Torqshift, o primeiro da marca com essa configuração de tração, ele traz uma série de recursos semiautônomos com grande potencial de aplicação em veículos comerciais.
Na área da segurança, o Cargo Connect traz inovações como sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, alerta de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento de 360 graus do caminhão com câmeras conectadas a uma central de operações.
Para a produtividade, suas tecnologias incluem gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência conforme o peso e condições de rodagem. Tem também um sistema de diagnóstico que orienta a manutenção preventiva para evitar paradas não programadas e um aplicativo em formato de game que ajuda o motorista a conferir e comparar o seu desempenho, monitorando vários dados da sua condução.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Edição especial Dolcevita celebra o 62º aniversário do Fiat 500

Duas versões estão disponíveis: conversível, com um exclusivo teto de listras brancas e az…