Home Notícias Ford apresenta experimento de mobilidade urbana em Barcelona

Ford apresenta experimento de mobilidade urbana em Barcelona

Comentários desativados em Ford apresenta experimento de mobilidade urbana em Barcelona
A Ford apresentou um novo experimento do seu plano global de mobilidade, o Ford Smart Mobility, para estudar como as bicicletas elétricas podem funcionar junto com os carros e o transporte público para tornar os deslocamentos nos centros urbanos mais fáceis e rápidos.
O experimento chamado “Hands on Mobility” foi mostrado no Congresso Mundial da Mobilidade, em Barcelona, como parte do plano da empresa de inovação focada em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do cliente e “big data” para ajudar a transformar o modo como o mundo se move. O projeto é o mais novo de uma série de experiências para testar ideias de transporte envolvendo modelos mais flexíveis e colaboração social.
“Mudar o modo como pensamos, colaboramos e nos comportamos é essencial para garantir a liberdade de movimento das pessoas e das economias”, disse Barb Samardzich, chefe de operações da Ford Europa. “O plano Ford Smart Mobility faz parte do nosso compromisso com a inovação e é voltado para o desenvolvimento de sistemas de transporte inteligentes que tirem a preocupação e a ansiedade da viagem, melhorando a qualidade de vida nas cidades congestionadas.”
 
Os problemas de trânsito e viagens longas têm um impacto econômico e social significativo nas grandes cidades. Segundo a Comissão Europeia, os congestionamentos na União Europeia custam cerca de 100 bilhões de euros por ano. Um estudo feito pelo Instituto Nacional de Estatística do Reino Unido mostra que cada minuto a mais numa viagem afeta a ansiedade, felicidade e bem-estar das pessoas.
Conexões de transporte
A experiência “Handle on Mobility” amplia as opções de soluções de transporte para uma viagem de conexão mais eficiente, segura e saudável, em trajetos com menos ansiedade e stress. Como ponto de partida para o experimento, Ford desafiou seus empregados em todo o mundo a apresentar projetos de bicicletas elétricas, as e-bikes. Os protótipos “MoDe:Me” e “MoDe:Pro” apresentados em Barcelona estão entre os melhores de mais de 100 modelos apresentados.
Ambas e-bikes são equipadas com um motor de 200 watts e bateria de 9 Ah que permitem velocidades de até 25 km/h. Elas usam tecnologia inspirada na indústria automotiva, como, por exemplo, sensor traseiro de ultrassom. Ele alerta o ciclista quando um veículo vai ultrapassar, gerando uma vibração nas manoplas, e também alerta os motoristas da presença da e-bike acendendo uma luz.
 
As bicicletas se dobram facilmente para entrar nos carros da Ford e atendem às necessidades dos diferentes usuários. Os dois protótipos trabalham com um aplicativo chamado MoDe:Link, compatível com o iPhone 6, que fornece informações em tempo real de:
Depois de o usuário informar o destino, o aplicativo MoDe:Link mostra uma lista dos possíveis trajetos e, em seguida, dá instruções passo a passo de navegação. Isso pode incluir pedalar até uma estação de trem, levar a e-bike no trem e em seguida pedalar até o destino final. O app também atualiza a rota se as circunstâncias mudarem. Se um serviço de trem for cancelado, por exemplo, ele pode recomendar a viagem por carro.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Conheça indícios de falha no terminal de direção

Vibração, ruídos e folga na direção podem ser alguns dos sinais de desgaste no terminal de…