A Ford apresentou o Fiesta WRC que vai disputar o Campeonato Mundial de Rali do ano que vem, equipado com motor EcoBoost e projetado dentro das novas regulamentações técnicas da FIA. Baseado no novo Fiesta 2017, ele inaugura a tecnologia que será vista daqui para frente nos carros de rali do mundo.
O Fiesta WRC compartilha a mesma plataforma do carro compacto mais vendido da Europa, com um projeto totalmente novo para entregar mais força e aderência. Sua carroceria aerodinâmica exibe divisores dianteiro e traseiro e uma surpreendente asa traseira. Seu motor 1.6 EcoBoost especial gera 385 cv de potência e 45,89 kgfm de torque, com um ronco envolvente.
 
A nova caixa de câmbio sequencial de seis marchas com atuador hidráulico conta com embreagem multidisco e diferencial central ativo. A suspensão MacPherson com amortecedores Reiger é totalmente ajustável e o freio tem discos ventilados com quatro pistões monobloco.
Um sistema completo de aquisição de dados do chassi e do motor permite aos engenheiros realizar diagnósticos e desenvolvimento durante as provas, também exibidos em telas para o motorista e o navegador. A segurança foi aprimorada com uma gaiola de aço T45 soldada ao chassi e maior uso de espuma de absorção de energia, que aumentou de 60 litros para mais de 95 litros.
Sucesso nas pistas
Desde a sua estreia nas pistas o Fiesta tornou-se o modelo de maior sucesso nos ralis mundiais, com diferentes versões, como R1, R2, R5, S2000. Somente este ano, o Ford Fiesta R5 conquistou o número impressionante de 159 vitórias – mais do que qualquer outro carro da categoria –, além do segundo título consecutivo do Campeonato Europeu de Rali.
 
O novo Fiesta WRC já rodou mais de 6.000 quilômetros de testes e está pronto para enfrentar os grandes desafios do Campeonato Mundial de Rali.
“Há uma verdadeira sensação de entusiasmo em toda a equipe, e com razão, pois acredito que criamos algo extremamente especial no novo Ford Fiesta WRC”, diz Malcolm Wilson, diretor da M-Sport. “Posso dizer honestamente que é um dos carros mais impressionantes que já produzimos. Nenhuma despesa foi poupada e vamos começar a temporada de 2017 com o objetivo em mente de vencer.”
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Camaro completa 10 anos no Brasil

Ao todo 6,5 mil unidades do Chevrolet foram emplacadas no Brasil desde 2010, mais que o do…