Home Notícias Ford e Intel estudam tecnologia de reconhecimento facial para evitar roubos de carros

Ford e Intel estudam tecnologia de reconhecimento facial para evitar roubos de carros

Comentários desativados em Ford e Intel estudam tecnologia de reconhecimento facial para evitar roubos de carros

 

 
Já pensou ter um carro que reconhece seu rosto e não permite que outra pessoa com fisionomia diferente dirija o veículo sem sua autorização? Pois isso pode se tornar realidade!
 
Não é de hoje que o número de roubos de carros no país vem aumentando. Mesmo com a contratação de um bom seguro, o risco de perder o veículo para sempre é grande. A novidade de proteção ao consumidor vem de um estudo da Ford e Intel, o “Project Mobil”, que desenvolvem um sistema com câmera acoplada ao painel que identifica o proprietário através de foto. Assim, se um estranho se sentar ao volante e não tem a mesma fisionomia do dono do veículo ele, automaticamente, não dará a partida, Se o proprietário cadastrar mais algumas fotos, o sistema obedecerá ao comando.
 
Mesmo com um baixíssimo índice de roubos de veículos Ford, onde só o EcoSport aparece de forma tímida, entre os 20 carros mais roubados no país, conforme dados de um estudo do Grupo Tracker, especializado em rastreamento de veículos, não significa que os carros da marca estejam livres de toda a atual violência no trânsito. Pensando em oferecer maior segurança aos proprietários de veículos Ford, a montadora fez uma parceria com a Intel para produzir um equipamento que ajudará bastante no caso de roubos de veículos.
 
Como funciona a tecnologia da Ford  que ajudará a evitar roubos de carros
 
A inovação da Ford com o Project Mobil, permitirá um fácil reconhecimento dos motoristas, que será feito através de uma câmera frontal instalada no painel, junto com um software de identificação facial.
 
Neste caso, se a pessoa que se sentar para dirigir o veículo não for o proprietário, ele receberá uma foto no smarthphone e poderá ou não autorizar o uso do carro pelo outro motorista.
 
\"\"
 
Identificando um desconhecido, o proprietário pode bloquear o motor e ainda acionar rapidamente a polícia e tomar todas as providências para que o ladrão seja surpreendido ainda em flagrante.
 
Além de identificar o motorista do veículo, este sistema também permite que o equipamento fotografe o intruso e disponibilize a foto para a polícia. Para completar o serviço do Project Mobil, ele tem comando a distância para ajustar o banco da melhor forma, regulando altura e distância, além de arrumar a posição dos retrovisores.
 
E mais: se o dono do carro não quiser que pessoas autorizadas para guiar seu automóvel o façam de forma perigosa, ele poderá restringir a velocidade máxima e. também, controlar o volume do sistema de som, o que dará mais tranquilidade quando, por exemplo, o carro for emprestado aos filhos ou amigos.
 
Além disso, a Ford busca combinar, no projeto, comandos através de voz ou de gestos do motorista para abrir o teto solar ou então mudar a temperatura do carro a fim de oferecer mais conforto na condução do veículo.
 
O projeto ainda não tem previsão de data para entrar em produção nos modelos Ford. Mas, sem dúvida, se trata de um excelente recurso para evitar roubos e até deixar o valor do seguro do carro mais barato, uma vez que ele não poderá ser roubado sem a permissão do dono.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Fundação Grupo VW lança plataforma sobre mobilidade urbana

A plataforma “Cidadania em Movimento” oferece cursos e ferramentas online e gratuitos rela…