A Ford revelou seu tradicional relatório de tendências que, nesta edição, aborda a evolução do telefone e a transformação da comunicação e os hábitos das pessoas. Os smartphones conectados aos veículos são hoje um exemplo do avanço dessa tecnologia, que a Ford incorporou à sua linha com o sistema SYNC para o motorista poder fazer e receber chamadas por comandos de voz.
 
Há 140 anos, Alexander Graham Bell fez a primeira ligação em 10 de março de 1876. De lá para cá, o telefone teve um grande impacto na comunicação, tanto para os negócios como para os relacionamentos pessoais. Para a Ford, pesquisar as tendências que vão além da indústria automobilística é importante para compreender o que acontece nas áreas social, tecnológica, econômica, ambiental e política.
 
Essa é uma prática que a empresa adota para antecipar as necessidades dos consumidores. O aumento exponencial da conectividade é um dos fenômenos que hoje ocupam o topo da lista na preferência do consumidor.
 
Cuidado com o excesso
 
O relatório da Ford, no entanto, aponta que o excesso de conectividade também pode fazer as pessoas se sentirem ansiosas e sem tempo para dar conta de tanta informação. A sensação de estar sempre ligadas tem se tornado uma fonte de estresse.
 
Segundo o estudo, para 31% dos adultos no mundo o telefone é a coisa mais exigente em sua vida e 42% se sentem ansiosos quando estão longe de seus aparelhos. Para metade das pessoas abaixo de 35 anos checar a caixa de e-mail fora do horário de trabalho tornou-se uma necessidade.
 
“A falta de tempo é uma das tendências globais que deve continuar a ter um grande impacto nos próximos anos”, diz Sheryl Connelly, gerente de Tendências Globais de Consumo e Futuro da Ford. “Muitas pessoas passam boa parte do tempo dentro do carro, por isso nossa preocupação é oferecer recursos para que elas possam aproveitar esses momentos com qualidade.”
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …