O veículo foi controlado por uma sala de operações localizada a 3 km de distância, usando sinais transmitidos por rede 5G

A Ford fez a primeira demonstração de direção remota usando uma rede 5G na China durante a Smart China Expo (SCE), feira internacional de tecnologia em Chongqing – veja o vídeo. O teste, realizado em parceria com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva da China (CAERI), Datang e China Telecom, foi transmitido ao vivo durante o evento. O objetivo foi analisar o desempenho da tecnologia que terá um papel central para o futuro avanço da conectividade e da automatização, segurança e mobilidade no trânsito.

O modelo usado na demonstração foi um Lincoln MKZ Hybrid, com plataforma de direção autônoma adaptada para recepção de sinais 5G. As equipes de pesquisa e desenvolvimento e de veículos autônomos da Ford na China realizaram um trabalho intenso para concluir a sua integração e calibração em um curto espaço de tempo.

O veículo localizado em Xiantao Big Data Village foi controlado por meio dos sinais transmitidos da sala de operações da Smart Expo, a 3 km de distância, via comunicação 5G. O motorista usou os sinais de vídeo e áudio enviados pelo veículo para tomar decisões e comandar remotamente as suas funções de direção, aceleração e frenagem. Por segurança, um motorista viajou na cabine para assumir a direção em caso de necessidade.

Durante a feira, a marca também apresentou outras tecnologias inteligentes avançadas que equipam os novos modelos da Changan Ford na China. Uma delas é o SYNC+, sistema multimídia com tecnologia de inteligência artificial da Baidu desenvolvido especialmente para os consumidores chineses. Além de navegação e assistente de voz inteligente, seus recursos incluem várias opções de entretenimento e conectividade do carro com casas inteligentes.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Imagens da nova Fiat Strada são reveladas por revistas nacionais

Circularam na tarde de hoje, em aplicativos de mensagens de texto e das duas principais re…