O Focus, da Ford, pela primeira vez no ano chegou à liderança do ranking de participação dos financiamentos sobre as vendas totais de automóveis leves novos, com 76,4% de suas unidades vendidas a crédito. O automóvel desbancou o Prisma, que em abril havia assumido a ponta e agora, na segunda colocação, tem 74,8% de participação. A lista considera os 50 automóveis leves novos mais vendidos, de acordo com a Fenabrave (entidade que congrega os distribuidores de veículos), e é elaborada com base em números acumulados entre janeiro e maio de 2015.
O levantamento é da Unidade de Financiamentos da Cetip, que opera o maior banco de dados privado de informações sobre financiamentos de veículos do país, o Sistema Nacional de Gravames (SNG). Os números contemplam os veículos comercializados por crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.
Outro destaque foi a entrada do Fiesta no top 10, saindo da 13ª colocação e atingindo o posto atual com 68% de suas unidades financiadas. A Ecosport, também da Ford, deixou a nona colocação para chegar ao sexto lugar, enquanto o Punto, da Fiat, saiu do 10º lugar para se tornar o sétimo modelo com maior número de negociação a crédito sobre as vendas.
Com as movimentações no ranking, que engloba números dos primeiros cinco meses do ano, as marcas Ford e Chevrolet são responsáveis por oito dos 10 modelos com maior participação. A Fiat, com os modelos Punto e Siena, fica com as duas posições que completam o Top 10.
Marcas e modelos mais financiados
O mês de maio marcou o retorno do Palio à liderança do ranking de modelos novos mais financiados no mês, com 7.602 unidades negociadas a crédito. O Onix caiu para a segunda colocação, com 5.891 modelos novos vendidos por financiamento. Com os números, o Palio também assumiu o primeiro lugar entre os modelos novos mais financiados no acumulado do ano. De janeiro a maio, 34.868 unidades do automóvel da Fiat foram financiadas, enquanto o hatch da Chevrolet somou 33.861.
O bom desempenho de modelos da marca colocou a Fiat como a montadora que mais financiou autos leves novos em maio, chegando a 21.058 unidades vendidas a crédito. A Chevrolet caiu para a segunda colocação no ranking mensal, mas manteve o primeiro lugar nos dados no acumulado do ano, com 117.162 modelos negociados por financiamento. A Fiat vem logo na sequência, com 116.696 e a Volkswagen está na terceira colocação, com 99.145 unidades, de janeiro a maio.
USADOS: Uno diminui distância para o Palio
Entre os automóveis usados, o Gol continua como o modelo mais financiado do país, com 19.099 unidades negociadas em maio. Na sequência, o Palio aparece com 12.064 financiamentos no mês, à frente do Uno em apenas 954 unidades. O tradicional compacto da Fiat foi o terceiro automóvel de passeio mais negociado por crédito, atingindo 11.110 unidades vendidas.
Entre as marcas, a Fiat segue como a que mais financia seus modelos usados, com 47.115 unidades vendidas por meio de crédito em maio. A montadora italiana também está à frente na soma dos financiamentos entre janeiro e maio, seguida por Volkswagen, Chevrolet e Ford.
No Brasil, foram financiados 335.577 automóveis leves, entre novos e usados, em maio. Desse total, 115.920 foram de autos leves novos e 219.657 foram de usados. No acumulado do ano, foram vendidos a crédito 1.771.871 autos leves, sendo 624.922 novos e 1.146.949 usados.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …