O Ford Ka entrou para o seleto clube de veículos com mais de 1 milhão de unidades produzidas no País. Em suas três gerações, o hatch compacto se consolidou como um dos líderes de vendas do mercado brasileiro, mudou de segmento, passou por grandes transformações e tornou-se global, com projeto desenvolvido no Brasil. Hoje o modelo produzido na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, também é exportado para países da América do Sul e está presente na Índia, México e Europa.
A mudança radical do Ka nos seus 20 anos de história no País é um caso único dentro da indústria automobilística. Nascido como subcompacto na Europa para atrair um público jovem, com formas revolucionárias, se transformou em um compacto familiar global de volume, desenvolvido no Brasil para atender uma faixa ampla de consumidores.
A linha introduziu também seguidas novidades nos motores, nos equipamentos e versões especiais que contribuíram para impulsionar o seu sucesso, conquistando vários prêmios e uma grande legião de fãs.
“O Ka cumpriu a missão de elevar o patamar da marca no segmento de maior volume do mercado. É um produto moderno, competitivo, desejado e em constante evolução, que soube avançar para antecipar tendências e atender as necessidades dos consumidores”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing de Produto da Ford.
Versões especiais
As versões especiais do Ford Ka são um capítulo à parte, que tem como mais novo representante o recém-lançado modelo Trail. Com acessórios de estilo aventureiro e nova suspensão elevada e reforçada para rodagem off-road leve, é o primeiro exemplar dessa linha na geração atual do Ka.
A primeira geração do carro, mesmo sem ter sofrido mudanças radicais, teve vários desses modelos. Entre eles, destacam-se o Ka XR 1.6, esportivo completo, o Ka Black, edição limitada de luxo com bancos de couro e outros equipamentos, o Ka Action 1.6 e o Ka MP3, com ênfase na tecnologia de som e no estilo jovem. O Ka Camaleão, inspirado no carvanal, foi outra edição limitada.
Em 2008, na segunda geração, trouxe a série especial Tecno com aparelho de som MyConnection e rodas de 14 polegadas. Logo depois, veio a versão ST, com pacote de itens esportivos. Em 2010, foram lançados os pacotes Trail, com acessórios de apelo aventureiro, e ST, de estilo urbano. Em 2011, chegou a versão Sport 1.6, com faixas esportivas e acabamento diferenciado.
 
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Veja quem são os vencedores do Prêmio Top Car TV 2020

O Pr êmio Top Car TV de 2020 foi realizado de forma virtual, devido a pandemia, da Covid-1…