A nova geração do ícone off-road traz tecnologias inovadoras para lear os fãs de aventuras aos locais mais radicais do planeta

A Ford apresentou nos Estados Unidos a nova família Bronco 2021 de veículos off-road, formada pelas versões de duas portas, quatro portas e Sport. Junto com ela surge também a marca Bronco, com tecnologias inovadoras para levar os fãs de aventura aos lugares mais remotos do planeta – veja o vídeo.

Com uma linha totalmente 4×4, o novo Bronco começa a ser produzido no início de 2021 e já tem reservas abertas nos EUA para entrega no segundo trimestre.

O novo Bronco 2021 se espelha no modelo de primeira geração, que foi apelidado de G.O.A.T. (Goes Over Any Terrain, ou “Supera qualquer terreno”) para oferecer o máximo de desempenho 4×4 ¬– veja aqui a linha do tempo. Além de vão livre do solo de 294 mm e capacidade de imersão de até 850 mm, ele incorpora tecnologias inovadoras de mapeamento e direção.

A tecnologia de tração nas quatro rodas do Bronco conta com o exclusivo G.O.A.T. Modes, sistema de gerenciamento de terreno com sete modos: Normal; Eco; Esporte; Escorregadio e Areia; além de Baja, Lama/Barranco e Escalada de Pedra.

A linha oferece dois sistemas 4×4, com configuração básica ou avançada. O sistema básico usa uma caixa de transferência eletrônica de duas velocidades “shift-on-the-fly”, enquanto o avançado tem uma caixa de transferência eletromecânica de duas velocidades com seleção automática da tração 4×2 e 4×4.

Eles podem vir com motor EcoBoost V6 2.7, com 314 cv e torque de 55 kgfm, ou EcoBoost 2.3 de quatro cilindros, com 274 cv e 42,8 kgfm. Há também duas opções de transmissão: a inédita manual de sete velocidades com sistema 4×4 sob demanda e a automática SelectShift de 10 velocidades.

O Bronco de duas portas vem com teto rígido dividido em três seções, que permitem várias configurações. O modelo de quatro portas tem a opção de teto rígido dividido em quatro seções ou capota de lona. As portas, com um exclusivo sistema sem molduras, são removidas facilmente.

Os dois modelos trazem central multimídia SYNC 4, de 12 polegadas, com exclusiva navegação off-road e câmera 360 graus que facilita a rodagem em trilhas técnicas. A cabine tem piso emborrachado, drenos, bancos de vinil e instrumentos protegidos com silicone que permitem a lavagem.

O Bronco Sport é outra grande novidade da linha de SUVs 4×4 – veja o vídeo. Menor membro da família, ele traz a mesma inovação de design, desempenho, durabilidade e tecnologia para aventuras off-road de fim de semana. Entre outras características, é o melhor da categoria em vão livre do solo, ângulos de entrada e saída, capacidade de submersão na água e proteção contra obstáculos.

Também vem equipado com tecnologias inéditas desenvolvidas especialmente para trilhas, como o Trail Control para controle de cruzeiro em baixa velocidade e o sistema de gerenciamento de terreno G.O.A.T. Modes, com sete modos de rodagem. A suspensão independente na dianteira e na traseira alia desempenho e conforto.

O Bronco Sport conta com duas opções de motores: o EcoBoost 2.0, com 248 cv e torque de 38 kgfm para off-road em alta velocidade, e o EcoBoost 1.5, com 183 cv e torque de 26 kgfm. Ambos são equipados com transmissão automática de oito velocidades e pneus todo-terreno de 28,5 polegadas.

No lançamento, a Ford oferece também a edição especial First Edition que traz vários itens diferenciados, como transmissão SelectShift e pneus de 29 polegadas.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Audi competirá no Rally Dakar a partir de 2022 com veículo eletrificado

Fabricante marcou história nas competições de rally desde 1981 com o lendário Audi quatro …