A Ford apresentou na Índia o novo Figo Aspire, sedã compacto global derivado da linha Novo Ka. O modelo será produzido na nova e avançada fábrica de Sanand, inaugurada oficialmente no mesmo evento, que recebeu um investimento de US$ 1 bilhão e contém duas unidades: uma de montagem de veículos e outra de produção motores.
O modelo indiano tem a proposta de oferecer um novo padrão na categoria, combinando design premium, tecnologias avançadas e características de segurança líderes em sua classe. Sua configuração foi desenvolvida para atender as necessidades dos consumidores locais, incluindo a preferência por veículos com comprimento inferior a 4 metros.
“Com o novo Figo Aspire, estamos desafiando os consumidores a esperar mais do seu carro”, diz Mark Fields, presidente mundial da Ford, que participou do evento ao lado de Anandiben Patel, ministra chefe de Gujarat, e outras autoridades indianas. “Ele mostra que um sedã compacto pode ter design refinado e moderno, excepcional dirigibilidade, excelente segurança e um conjunto notável de tecnologias inteligentes.”
 
O novo Figo Aspire terá as vendas iniciadas no final deste ano e também deverá ser exportado para outros mercados globais. Ele vai atuar no segmento altamente competitivo de carros compactos da Índia, que somou 1,1 milhão de unidades em 2014 e respondeu por 45% do mercado local. A expectativa da Ford é que o segmento cresça para cerca de 1,6 milhão de veículos em 2018.
O novo Figo Aspire vai oferecer duas opções de motores: 1.5 TDCi diesel e 1.2 TiVCT a gasolina, combinando desempenho e economia. O seu design elegante e moderno revela o DNA da Ford na grade trapezoidal e faróis alongados escurecidos, que acentuam a esportividade. Detalhes cromados dão um toque premium ao visual.
O interior inteligente enfatiza o espaço, conforto e praticidade. O acabamento traz materiais e cores cuidadosamente selecionados, incluindo bancos de couro que ajudam a transmitir a sensação de qualidade e requinte.
 
“O Figo Aspire foi projetado para atender as necessidades dos consumidores da Índia e de todo o mundo que desejam um carro compacto sofisticado, com interior espaçoso, confortável e flexível e líder na categoria em recursos inteligentes – tudo combinado com economia de combustível e baixo custo de posse”, diz Nigel Harris, presidente da Ford Índia. “O novo Ford Figo Aspire oferece tudo isso e muito mais.”
Um dos recursos inovadores do veículo é o compartimento no painel para acomodar e carregar celulares, tocadores de MP3 e aparelhos GPS. Ele contará também com a opção de sistema de conectividade SYNC com comandos de voz, AppLink e Assistência de Emergência, que liga automaticamente para o serviço de emergência em caso de colisão grave.
Estado da arte
O Figo Aspire será o primeiro modelo produzido na fábrica de Sanand, que conta com o estado da arte em tecnologia de manufatura e vai dobrar a capacidade de produção da Ford na Índia, para 440.000 veículos e 610.000 motores por ano. Ela terá cerca de 2.500 empregados e vai gerar mais 7.500 empregos indiretos na cadeia de fornecedores.
A fábrica tem capacidade instalada inicial para produzir 240.000 veículos e 270.000 motores por ano, incluindo as operações de estamparia, carroceria, pintura e montagem de veículos, além de usinagem e montagem de motores. Na área de pintura será usado o inovador processo de pintura “three-wet” da Ford, que permite a aplicação e secagem simultânea de três demãos de tinta.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Foton lança nova geração de caminhões urbanos

Recentemente lançados na China, os caminhões da Família Aumark S trazem atributos premium …