A Ford criou uma loja licenciada online, a Ford 3D Store (http://3d.ford.com/), que permite fazer o download dos modelos Ford GT, F-150 Raptor, Shelby GT350R, Focus ST e Fiesta ST para impressão 3D no tamanho e material desejado. A Ford é a primeira fabricante de veículos a disponibilizar arquivos para impressão 3D de seus modelos, além de imagens digitais. Outros carros serão oferecidos futuramente.
Cada um dos respectivos carrinhos custa US$ 39, algo em torno de R$ 120. Depois de baixar o arquivo, ele deve ser enviado à uma impressora 3D para que o souvenir ganhe vida.
“A impressão 3D em casa é uma tendência crescente e faz sentido para nós oferecer aos clientes a oportunidade de fazer os seus próprios modelos Ford 3D”, diz Mark Bentley, gerente de licenciamento global da marca. “Na Ford, usamos a impressão 3D todo dia para criar peças de protótipos rapidamente e agora queremos compartilhar essa diversão com nossos fãs.”
 
Segundo uma pesquisa da Juniper, as vendas de impressoras 3D vão ultrapassar 1 milhão de unidades em 2018, comparado a um total estimado em 44.000 unidades em 2014. Estão disponíveis para venda modelos impressos em 3D na escala 1/32, em plástico, mas quem comprar uma imagem digital pode imprimir o veículo na escala e no material que desejar, em uma impressora própria ou de terceiros. As impressoras 3D profissionais permitem criar modelos com materiais que vão de plástico macio e arenito a vários tipos de metais.
A TurboSquid, empresa líder na comercialização de imagens 3D comumente usadas em videogames, montou o novo site para a Ford e é responsável pelo atendimento dos pedidos.
 
“A TurboSquid já oferece no mercado mais de 1.000 imagens digitais exclusivas licenciadas de produtos da Ford, que vão do Modelo T ao novo Ford GT”, diz Bentley. “Estamos na vanguarda do licenciamento de imagens automotivas 3D e a parceria com a TurboSquid vem para completar a nossa conexão com o consumidor.”
Para adquirir um modelo ou imagem digital 3D, o comprador deve se registrar no site e concordar que o produto não será usado comercialmente.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…