A Ford promove a I Semana da Pessoa com Deficiência no Brasil, de 21 a 23 de setembro, com palestras virtuais para todos os seus colaboradores visando a debater temas importantes sobre capacitismo – termo utilizado para se referir ao preconceito contra pessoas com deficiência – e empregabilidade, entre outros.

“O evento marca o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro, e reforça o compromisso da Ford em tornar seu ambiente cada vez mais inclusivo, além de levar conhecimento a seus colaboradores”, destaca Cícero Melo, gerente geral da Troller e funcionário da Ford há mais de 35 anos. Melo é deficiente auditivo e será um dos palestrantes do evento.

A programação inclui uma palestra sobre capacitismo, que abordará a importância de se falar sobre o tema e como as pessoas podem se tornar aliadas da causa. A palestra será ministrada por Victor Di Marco, ator e cineasta que, por meio de suas obras, faz reflexões sobre o corpo e suas deformações.

A criação dos filhos e o poder da inclusão é outro tema que será abordado. O objetivo é apresentar formas de incentivar os filhos a serem pessoas inclusivas e agentes de transformação de uma cultura atualmente segregativa. O tema será apresentado por Mariana Rosa, mulher com deficiência, jornalista, escritora e mãe da Alice, que tem paralisia cerebral. Membro do Coletivo Helen Keller, Mariana também é pesquisadora de educação inclusiva.

Haverá ainda um encontro virtual sobre empregabilidade, promovendo o debate a respeito do mercado de trabalho para pessoas com deficiência e a importância de uma liderança inclusiva, desde o processo seletivo até o acompanhamento da carreira. Cícero Melo mediará o debate com profissionais de outras grandes empresas e vai relatar a sua experiência enquanto deficiente auditivo e a importância da inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

A I Semana da Pessoa com Deficiência Ford Brasil é realizada pelo grupo de afinidade Ford Empowering Diverse Abilities (FEDA), que tem como foco ações internas para o desenvolvimento e bem-estar da pessoa com deficiência na Ford. Dentre as ações realizadas recentemente, estão a vistoria feita por funcionários com algum tipo de deficiência na nova sede administrativa da empresa, em São Paulo, para conferir e assegurar a acessibilidade ao local, e a instalação de piso tátil, rampas de acesso e banheiros adaptados na Fábrica de Camaçari.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Ônibus VW moderniza frota argentina de transporte público

Como motorização MAN D08, esses dois Volksbus têm sistema EGR de tratamento de emissões, d…