Ferramenta anunciada na Campus Party vai agilizar o atendimento dos clientes nas concessionárias da marca.

A Ford anunciou nesta semana na Campus Party 2019 que será a primeira montadora na América Latina a usar a tecnologia de realidade aumentada na área de serviços de pós-venda. Com essa nova ferramenta, as oficinas da marca passarão a contar com acompanhamento em tempo real de especialistas da fábrica sempre que necessário para tirar dúvidas sobre o diagnóstico e solução de problemas técnicos complexos dos veículos.

A “Assistência Técnica Remota com Realidade Aumentada Ford” será iniciada como projeto-piloto no primeiro semestre deste ano em dez concessionárias de diferentes regiões do Brasil. Depois dessa fase, que servirá para a coleta de dados e para adquirir experiência com o uso da tecnologia e gerenciamento da operação, ela deverá ser expandida para toda a rede em 2020.

A ferramenta é composta de óculos especiais com câmera e microfone que os mecânicos da oficina usam para inspecionar o veículo e se comunicar com engenheiros da fábrica. Estes podem acompanhar na tela do computador exatamente o que o técnico está vendo e contam também com recursos gráficos que facilitam a transmissão de instruções.

“É uma tecnologia disruptiva na indústria que vai trazer um grande benefício para o consumidor e reduzir significativamente o tempo de diagnóstico e do carro parado na oficina”, disse Joaquim Arruda Pereira, diretor de Serviço ao Cliente da Ford América do Sul. “Ela vai aumentar a produtividade e a capacidade de atendimento das oficinas e oferecer uma experiência melhor para os clientes, aumentando a sua satisfação e fidelização”, completa.

EcoSport Titanium Run Flat

Segundo ele, esse projeto é mais um exemplo do trabalho realizado pela Ford de pesquisa de tecnologias para criar soluções inovadoras com foco no consumidor.

A Ford também exibe como atração na Campus Party o EcoSport Titanium Run Flat, com traseira reestilizada e pneus que podem rodar mesmo furados por até 80 km a 80 km/h sem a necessidade de parada imediata para reparo. Oferecida pela primeira vez em um utilitário esportivo no Brasil, essa tecnologia é um recurso avançado de segurança até então visto somente em veículos premium.

O estande da Ford fica localizado na área Open, com entrada gratuita aberta a todos os visitantes e várias interações, no evento que vai de 13 a 16 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A marca promove também workshops e palestras para os campuseiros em sua bancada montada na Arena. Este é o sétimo ano consecutivo que a Ford participa da Campus Party, o maior evento de tecnologia do Brasil.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …