Contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta. Este é o objetivo principal da Fundação Toyota, demonstrando o respeito que se tem pelo meio ambiente. Atua em diversas frentes, como o apoio ao Projeto Arara Azul, atividade de preservação ambiental na região do Pantanal Mato-Grossense. E a principal atividade é a recuperação e preservação do mais devastado bioma brasileiro, a Mata Atlântica.
Na fabricação de seus automóveis, a Toyota contribui com o desenvolvimento sustentável do planeta, na medida em que adota práticas como a busca constante da emissão de gases nocivos e aprimorando a eficiência do combustível. Desenvolve também projetos sociais em todas as comunidades onde opera – Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP).
A Política Ambiental da Toyota do Brasil se baseia nos seguintes princípios: Atender aos requisitos estipulados pela legislação e a outros requisitos aplicados a seus negócios; Alcançar objetivos e metas de meio ambiente, segurança e saúde; Melhorar continuamente o seu desempenho por meio da prevenção da poluição e de melhoria no ambiente de trabalho; Avaliar previamente os efeitos provocados pela utilização de novos materiais e processos no meio ambiente, na segurança e na saúde; Contribuir com a sociedade; Cooperar com os parceiros comerciais nas atividades relacionadas ao Meio Ambiente; Treinar e conscientizar continuamente seus colaboradores nas atividades e práticas relacionadas ao meio ambiente, a segurança e a saúde.
Projetos

Projeto Arara Azul
 
Preservar a Arara Azul e promover a conservação da biodiversidade do Pantanal são os objetivos principais deste importante projeto, idealizado pela bióloga Neiva Guedes, e patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil desde 2009, embora já contasse com o apoio da Toyota desde 1990.
O Projeto Arara Azul tem sede no Pantanal Sul Mato-Grossense e visa preservar as araras-azuis, aves nativas da região ameaçadas de extinção. Suas principais atividades são monitoramento e recuperação das aves e seus ninhos, atividades de educação ambiental e preservação, além de workshops sobre consciência ambiental, cidadania e geração de renda para a população.
No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 455 ninhos espalhados por 57 fazendas da região. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é fornecido pela Toyota com suas picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos do Arara Azul entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.
Toyota APA Costa dos Corais
Por dois anos, a Fundação Toyota do Brasil desenvolveu o projeto “Toyota e a Mata Atlântica” e, em 2011, ampliou seu foco de atuação criando o projeto “Toyota APA Costa dos Corais”.
O projeto é patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil , operacionalizado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), com apoio da SOS Mata Atlântica.
 
Foto: Wander Roberto/SOS Mata Atlântica
Comunidades
A Fundação Toyota do Brasil realiza diversas ações nas comunidades onde a Toyota possui unidades fabris: Guaíba (RS), Sorocaba (SP), Indaiatuba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente, cultura, entre outros, e contam com o apoio dos colaboradores como voluntários.
Os principais projetos realizados são Ambientação, Memória Local na Escola e Toyota Trilhas Culturais.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Indaiatuba (SP) o Projeto Ambientação tem foco na preservação do meio ambiente e é voltado para alunos da rede municipal de ensino, entre quatro e dez anos de idade. A ação consiste em disseminar práticas sustentáveis realizadas na Toyota utilizando a metodologia TBP (Toyota Business Practice), que acontece entre os meses de março e junho, envolvendo 48 escolas. O objetivo é desenvolver e implantar projetos que promovam a educação em questões ambientais como o consumo consciente de recursos naturais (água e energia elétrica) e o gerenciamento de resíduos dentro das escolas, na comunidade e em entidades do local.
 
Nesta parceria, a empresa apresenta aos estudantes as atividades de preservação ambiental que realiza na unidade de Indaiatuba (SP). Entre as ações estão: reflorestamento, controle de produtos químicos, reciclagem de lixo, tratamento de efluentes e uso racional de energia elétrica e água.
O projeto Memória Local na Escol tem o objetivo de desenvolver o conceito de cidadania em alunos da rede pública e contar a história local dos municípios onde a Toyota possui fábrica. Para atingir os objetivos do projeto, é realizada a capacitação de professores e alunos do ensino fundamental, com foco na 3ª e 4ª séries. A partir daí, os alunos realizam entrevistas com moradores da cidade que contam suas histórias de vida e ajudam a resgatar a história do lugar.
As atividades de pesquisa incentivam a leitura, escrita, organização e inclusão digital. Durante o período de envolvimento das crianças com o projeto, há também um estímulo à valorização pessoal e cultural da comunidade.
 
O programa Memória Local na Escola acontece nas cidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Guaíba e Sorocaba, beneficiando 15 mil alunos e 950 educadores.
Em 2009, a Fundação Toyota do Brasil iniciou o patrocínio dos projetos culturais Trilhas da Natureza, Trilhas Culturais, Música e Artes e Corpo e Alma, por meio do apoio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.
Realizados nas cidades onde a Toyota do Brasil possui unidades de negócios – Guaíba (RS), Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo, São Paulo e Sorocaba, esses projetos têm como objetivo potencializar e fomentar produções culturais locais, estimulando a conscientização de crianças e adultos sobre a importância dessas iniciativas. Paralelamente, busca também dar educação ambiental para a preservação do meio ambiente.
Com informações da Fundação Toyota
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Polo Jeep alcança a marca de 350 mil Renegades produzidos

Além de ser vendido no Brasil, o modelo também é exportado para outros 12 países da Améric…