O nascimento de mais um filhote de peixe-boi marinho, em Alagoas, foi anunciado pelo Programa Peixe-boi do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que conta com o apoio da Fundação Toyota do Brasil por meio do projeto Toyota APA Costa dos Corais. 
Desde 1994, 44 peixes-boi resgatados pelas instituições da Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste (REMANE) foram reabilitados pelo ICMBio e devolvidos à natureza. Desde então foram registrados oito nascimentos, no entanto apenas quatro fêmeas reintroduzidas foram responsáveis pelos nascimentos.  Dentre os animais soltos, 19 (43%) foram fêmeas e 25 (57%) machos. Entre as fêmeas reintroduzidas, 15 (79%) foram soltas na Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais, estado de Alagoas e 4 (21%) na Área de Proteção Ambiental da Barra de Mamanguape, estado da Paraíba.
 
 
“A cada ano o Programa Peixe-Boi vem mostrando o seu sucesso. Esse nascimento registrado um ano após o sétimo nascimento, em 2016, é um indicativo de que estamos no caminho certo para o repovoamento da espécie nessa região. Estamos muito felizes e otimistas”, comemora Fernanda Attademo, analista ambiental do ICMBio, responsável pelo Programa Peixe-boi na APA Costa dos Corais.    
Luna, a nova mamãe, foi resgatada em 2005, e devolvida à natureza em 2008 após passar por um período de adaptação no cativeiro de aclimatação em Porto de Pedras (AL). A equipe veterinária do ICMBio e de monitoramento irá realizar uma avaliação prévia, sem retirada do animal da água nos próximos dias. Além disso, as equipes do ICMBio e da Associação Peixe-boi acompanharão mãe e filhote para atendimento imediato, caso necessário.
Vale ressaltar, caso os animais sejam vistos, que não seja fornecido nenhum tipo de alimento ou água e que evitem qualquer tipo de interação com a mãe e o filhote.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Volkswagen Jetta ganha versão inédita 250 TSI por R$ 99.990

Com itens de série muito valorizados pelos consumidores do segmento de sedãs médios, model…