A Fundação Volkswagen acaba de firmar uma parceria com o Detran.SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) para a realização de uma oficina virtual de desenvolvimento de jogos relacionados à segurança e cidadania no trânsito, como parte da programação oficial da Semana Nacional de Trânsito 2015, que ocorrerá entre os dias 18 e 25 de setembro.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na tarde de segunda-feira (31/8), na sede do Detran-SP, e contou com a presença do diretor-presidente da instituição, Daniel Annenberg; do superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros; e da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
O curso “Jogos pela mudança: Aprenda a criar!” é totalmente on-line, gratuito e será realizado na plataforma do programa “Jogo da Vida em Trânsito”, criado pela Fundação Volkswagen em parceria com a Virgo Game Studios. A oficina poderá ser realizada entre os dias 18 de setembro e 16 de outubro de 2015 e todos os participantes receberão um certificado emitido pela Fundação Volkswagen, com  reconhecimento do Detran.SP.
“É com enorme satisfação que a Fundação Volkswagen participa da Semana Nacional de Trânsito. O tema da edição desse ano: ‘Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito – 2011/2020: Seja você a mudança’, vai ao encontro dos esforços que já temos realizado por meio do programa Jogo da Vida em Trânsito, que tem como grande objetivo provocar a mudança de postura de toda a sociedade em prol da segurança e cidadania no trânsito”, diz o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.
As inscrições para participar da oficina poderão ser realizadas a partir do próximo dia 11 de setembro, por meio do site www.jvt.org.br. Para participar, basta ter acesso a um computador conectado à internet. As vagas serão ilimitadas, por se tratar de um curso em formato MOOC (Massive Open On-line Courses – Curso On-line Aberto e Massivo).
“Com a realização de um curso massivo, a Fundação Volkswagen torna o programa ‘Jogo da Vida em Trânsito’ acessível a todos. Os cursos tipo MOOC são uma inovação que têm revolucionado o ensino a distância, já sendo utilizados por instituições como a Universidade Stanford, Universidade de Harvard e Universidade São Paulo. Com o curso ‘Jogos pela mudança: Aprenda a criar!’, a Fundação Volkswagen também passa a fazer parte desse movimento de democratização do conhecimento”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“Esta é uma parceria muito importante para o Detran.SP, porque ela se encaixa perfeitamente no que pretendemos: promover uma mudança cultural na relação das pessoas com o trânsito, reforçando conceitos de respeito e cidadania”, diz o diretor-presidente do Detran.SP, Daniel Annenberg.
Direcionado principalmente a educadores, o curso “Jogos pela mudança: Aprenda a criar!” tem carga horária de 8 horas, que podem ser aplicadas de maneira personalizada, de acordo com o ritmo de cada participante, e oferecerá diversas ferramentas para criação e utilização de jogos como aliados do aprendizado de educação e cidadania no trânsito nas escolas.
O formato inovador, que agrega textos ágeis, dinâmicas, vídeos, material didático, modelos de jogos, entre outras ferramentas, tem como objetivo oferecer aos participantes um conteúdo pedagógico leve e facilmente aplicado à realidade.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…