A Fundação Volkswagen foi indicada ao prêmio Top Educação 2015, realizado pela Revista Educação através da Editora Segmento que, pelo 7º ano seguido, premiará as empresas mais lembradas no setor de produtos e serviços do mercado educacional brasileiro. A Volkswagen concorre na categoria “Projetos Educacionais” com o projeto “Plataforma do Letramento”, que é um espaço para educadores com opções de ensino a distância e materiais de apoio sobre o tema educação. Próxima de completar seu 2º aniversário, a “Plataforma do Letramento” já possui mais de 14.000 educadores cadastrados. “É uma grande conquista para a Fundação Volkswagen ter um projeto educacional entre os melhores do País. Isso evidencia o reconhecimento da sociedade aos mais de 35 anos de atuação consistente e continuada da Volkswagen em favor da qualidade da educação pública no Brasil”, disse o superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo Barros.
Como próximo passo, a Fundação Volkswagen pretende tornar a Plataforma do Letramento ainda mais acessível, disponibilizando tecnologias que possam garantir que pessoas com deficiência também tenham acesso a todo e qualquer material produzido, em áudio, vídeo ou texto. “Considerando tratar-se de uma ferramenta que pode ser acessada por qualquer pessoa, precisamos ter o cuidado para que também atenda ao público com necessidades especiais”, explicou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti. A Plataforma do Letramento foi desenvolvida em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – “CENPEC”.
Plataforma do Letramento
 
A “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br) leva ao público relevante conteúdo e reflexão sobre o ensino da língua no País. O portal, criado em parceria entre a Fundação Volkswagen e o Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), é um ambiente virtual de aprendizagem, aberto e gratuito, voltado aos educadores que trabalham com o ensino da leitura e da escrita. Entre as atividades oferecidas pelo portal, estão a formação on-line para educadores e voluntários, a organização de fóruns de discussão, além de atividades educativas, artigos, notícias e conteúdo multimídia, todos com foco em letramento.
O conteúdo é elaborado por uma equipe multidisciplinar, apoiada por especialistas reconhecidos na área educacional. Além disso, a “Plataforma do Letramento” oferece os materiais pedagógicos completos de projetos educacionais da Fundação Volkswagen, democratizando esse conteúdo. E, apesar de ser direcionada principalmente a educadores e gestores, a “Plataforma do Letramento” também pode ser utilizada pelo público em geral, em trabalhos sociais e na educação dos filhos.
“Formação on-line”
A “Plataforma do Letramento” tem como um dos diferenciais a formação on-line, que oferece dois tipos de educação a distância: cursos que podem ser realizados virtualmente pelo público em geral e cursos híbridos (direcionados para educadores, com formação presencial e também a distância).
Na seção “Formação on-line”, o primeiro curso 100% a distância oferecido ao público em geral é do projeto “Entre na Roda”, que formou educadores, bibliotecários e voluntários para atuarem na escola e na comunidade, estimulando o gosto pela leitura e desenvolvendo as capacidades leitoras de crianças, jovens e adultos. Em março de 2015, o “Aprendendo com Arte” também ganhou uma versão totalmente a distância, oferecendo mais vagas para professores de arte de todo o País.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

GM apresenta sua primeira picape 100% elétrica

HUMMER EV conta com potência estimada de 1.000 cv, baterias Ultium com autonomia superior …