A Fundação Volkswagen acaba de oficializar a parceria com o Centro Paula Souza para a realização do projeto educacional “Jogo da Vida em Trânsito” (JVT) em escolas técnicas dos municípios de São Paulo e de Campinas. Aproximadamente 92 professores de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) participam do programa, beneficiando 5.520 alunos.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na manhã de hoje (17/11), em São Paulo, e contou com a presença da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, do coordenador do JVT e CEO da Virgo Game Studios, Mario Lapin, e da Profª Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, que é responsável pela administração das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de São Paulo.
“O projeto ‘Jogo da Vida em Trânsito’ trabalha o tema da cidadania com os jovens por meio de uma ferramenta de interesse a esse público, com uma abordagem lúdica, que visa a mudança de comportamento de futuros motoristas”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
 
“Com uma metodologia inovadora na educação, o projeto oferece aos educadores recursos para trabalharem com seus alunos de forma interativa com base em investigação e pesquisa, a partir de um tema gerador, no caso o trânsito, independentemente da disciplina”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“Quando os professores aprendem novas metodologias de ensino em sala de aula, todos os alunos ganham. Aproveitar os jogos como ferramenta didática dinamiza o aprendizado e desperta o interesse dos estudantes, principalmente para um tema tão essencial como educação no trânsito. Assunto que permite trabalhar valores fundamentais como cidadania e ética”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá.
Com foco na formação de condutores conscientes, o “Jogo da Vida em Trânsito” é um projeto voltado para escolas de ensino médio, apoiando os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança.
Em formato inovador, o projeto oferece um videojogo chamado “Autópolis”, com dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania, funcionando como uma importante ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança no trânsito. Também é disponibilizada aos educadores uma biblioteca de projetos didáticos, com sugestões de atividades para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.
A formação dos educadores é dividida em três encontros presenciais e aulas em sistema de ensino a distância e ministradas pela equipe da Virgo Game Studios, parceira da Fundação Volkswagen na criação e desenvolvimento do projeto.
Durante o curso os professores participam de atividades teóricas e práticas sobre o uso de tecnologias e projetos didáticos na escola. Aspectos sobre protagonismo juvenil, educação para o trânsito, cidadania, e planejamento pedagógico também são abordados.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Suzuki Jimny vem com novidades na linha 2022

Disponível em quatro versões, SUV traz atualizações estéticas e mantém o mesmo DNA 4×…