A Fundação Volkswagen acaba de oficializar a parceria com o Centro Paula Souza para a realização do projeto educacional “Jogo da Vida em Trânsito” (JVT) em escolas técnicas dos municípios de São Paulo e de Campinas. Aproximadamente 92 professores de Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) participam do programa, beneficiando 5.520 alunos.
A cerimônia de assinatura do convênio foi realizada na manhã de hoje (17/11), em São Paulo, e contou com a presença da diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti, do coordenador do JVT e CEO da Virgo Game Studios, Mario Lapin, e da Profª Laura Laganá, diretora-superintendente do Centro Paula Souza, que é responsável pela administração das Etecs e Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) de São Paulo.
“O projeto ‘Jogo da Vida em Trânsito’ trabalha o tema da cidadania com os jovens por meio de uma ferramenta de interesse a esse público, com uma abordagem lúdica, que visa a mudança de comportamento de futuros motoristas”, afirma o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros.
 
“Com uma metodologia inovadora na educação, o projeto oferece aos educadores recursos para trabalharem com seus alunos de forma interativa com base em investigação e pesquisa, a partir de um tema gerador, no caso o trânsito, independentemente da disciplina”, diz a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
“Quando os professores aprendem novas metodologias de ensino em sala de aula, todos os alunos ganham. Aproveitar os jogos como ferramenta didática dinamiza o aprendizado e desperta o interesse dos estudantes, principalmente para um tema tão essencial como educação no trânsito. Assunto que permite trabalhar valores fundamentais como cidadania e ética”, afirma a diretora-superintendente do Centro Paula Souza, professora Laura Laganá.
Com foco na formação de condutores conscientes, o “Jogo da Vida em Trânsito” é um projeto voltado para escolas de ensino médio, apoiando os alunos na aprendizagem e na prática da cidadania no trânsito, com ética, respeito e segurança.
Em formato inovador, o projeto oferece um videojogo chamado “Autópolis”, com dicas de segurança, legislação no trânsito e cidadania, funcionando como uma importante ferramenta para educar e conscientizar os jovens, futuros condutores, sobre segurança no trânsito. Também é disponibilizada aos educadores uma biblioteca de projetos didáticos, com sugestões de atividades para gerar reflexões sobre a atitude no trânsito.
A formação dos educadores é dividida em três encontros presenciais e aulas em sistema de ensino a distância e ministradas pela equipe da Virgo Game Studios, parceira da Fundação Volkswagen na criação e desenvolvimento do projeto.
Durante o curso os professores participam de atividades teóricas e práticas sobre o uso de tecnologias e projetos didáticos na escola. Aspectos sobre protagonismo juvenil, educação para o trânsito, cidadania, e planejamento pedagógico também são abordados.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…