Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

 

 
 
Ana Célia Aragão
 
 
 
\"\"Educar brincando. Usando a criatividade para envolver as crianças na leitura, com professores capacitados para desenvolverem o gosto pela leitura na educação infantil. Essa é uma das propostas dos projetos “Entre na Roda”, que tem como proposta formar educadores para que atuem como mediadores de leitura e o “Brincar” que o tem foco em letramento na educação infantil. A cerimônia de assinaturas dos termos de parceria, com lançamento dos projetos no Piauí, foi realizada na manhã de hoje (24), no auditório da Federação das Indústrias do Piauí. 
 
O lançamento contou com a presença do superintendente da Fundação Volkswagen, diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa, Dr. Eduardo Barros, da diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola, da coordenadora técnica do Cenpec, Maria Amábile Mansuti, e autoridades dos municípios beneficiados.
 
Investindo na área social há mais de 30 anos, a Volkswagen irá desenvolver os projetos em 18 municípios do estado do Piauí, que receberão total atenção com os projetos “Entre na Roda” e “Brincar” em suas redes públicas de ensino, sob coordenação técnica do Cenpec – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Os municípios beneficiados são: Agricolândia, Água Branca, Amarante, Bocaina, Coivaras, Dom Expedito Lopes, Ipiranga do Piauí, José de Freitas, Massapê do Piauí, Milton Brandão, Novo Oriente do Piauí, Picos, Santana do Piauí, São João da Varjota, São José do Piauí, Teresina, União e Valença do Piauí.
 
\"\"
 
O prefeito de Teresina, Firmino Filho, agradeceu a parceria com a fundação, ressaltando a importância de projetos como estes que proporcionam um aprendizado para os educadores e, principalmente, para as crianças. “É sem dúvida um grande incentivo à leitura, à educação como um todo”, enfatiza Firmino Filho.
 
\"\"Em entrevista ao Motor Mais e ao Jornal do Automóvel, o Superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Eduardo de Azevedo Barros, disse que os projetos “Entre na Roda’ e o ‘Brincar’, que irão atuar nesses municípios do estado do Piauí, é mais uma conquista para a Volkswagen, pois é mais um reconhecimento da importância do letramento para o desenvolvimento humano, em todas as faixas etárias. Assim como os outros projetos da Fundação Volkswagen, assumimos um compromisso com a educação, a cultura e o desenvolvimento da sociedade brasileira”, afirmou o superintendente.
 
Ele explica que o projeto “Entre na Roda” tem como proposta de formar, presencialmente e a distância, profissionais de escolas de Ensino Fundamental, de bibliotecas e de outras instituições para que atuem como mediadores de leitura, promovendo, por meio de ações articuladas, o gosto pela leitura e a formação de leitores. 
 
O Estado do Piauí é o segundo da região Nordeste a contar com os projetos. “Recentemente, lançamos em Alagoas e agora no Piauí. Ao longo dos últimos dez anos temos nos esforçados para contribuirmos com a educação no Brasil, através de ações sociais da Fundação Volkswagen. Iniciamos aos nossos arredores da fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, e logo depois em outros estados como o Paraná e Minas Gerais. A parceria com os municípios piauienses é uma forma de subsidiar o trabalho desses profissionais, tanto na gestão pública como na sala de aula, para contribuir com uma educação de qualidade e com um futuro ainda melhor para o Brasil”, disse a diretora da Fundação Volkswagen, Conceição Mirandola.
 
A Fundação Volkswagen amplia sua atuação com projetos educacionais em 2013 por meio de duas iniciativas inéditas. A instituição começa a atender Alagoas, Espírito Santo, Pará e Piauí – somando, então, 11 Estados.
 
No Piauí, a Volkswagen registra uma novidade no projeto “Entre na Roda”, a parceria com a Universidade Federal – Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, que – além de sediar os encontros de formação na cidade de Picos – estará disponibilizando alunos e professores do curso de pedagogia para participar do projeto.
 
\"\"
 
Já o “Brincar” é um projeto de formação de educadores que atuam com crianças de até 5 anos em instituições de Educação Infantil. O projeto favorece a reflexão sobre a infância e a cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais. Oferece formação presencial e a distância para professores, auxiliares de ensino, gestores de escolas e de secretarias de educação. 
 
A implementação dos projetos educacionais no estado do Piauí também contou com o apoio da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação) – associação civil, sem fins lucrativos, que tem como objetivo articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação do Brasil.

 

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Jeep B-Ute é exemplo de parceria com Mopar

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.Conceito funcional mostra como se…