A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, oferecerá gratuitamente, neste ano, um total de 400 vagas para oito turmas on-line (sendo 50 vagas por turma) de seu projeto educacional de incentivo à leitura “Entre na Roda”. As inscrições para as duas primeiras turmas, totalizando 100 vagas, serão abertas no dia 4 de março na “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, onde também serão ministradas as oficinas a distância.
Além da navegação em conteúdo multimídia, a oficina on-line proporciona interatividade por meio de fóruns de discussões e acompanhamento de mediador que estará disponível para conversar virtualmente com os participantes, disseminando conhecimento e resolvendo possíveis dúvidas. A certificação será mediante a participação em todas as etapas da oficina.
 
O objetivo do projeto “Entre na Roda” é formar interessados em trabalhar como mediadores de leitura, sejam eles educadores, bibliotecários ou voluntários. Para isso, as oficinas on-line do “Entre na Roda” vão oferecer atividades sobre metodologia de medição de leitura, informações e dicas práticas para que os participantes estejam aptos a incentivar o “gosto pela leitura” entre os mais diversos públicos, de crianças a idosos.
“A Fundação Volkswagen oferece o projeto ‘Entre na Roda’ porque reconhece a importância do gosto pela leitura. Ler é uma atividade fundamental para o desenvolvimento humano em todas as etapas da vida, tanto no ambiente escolar, como no profissional. Além disso, a leitura é uma das formas de entretenimento mais importantes e acessíveis”, afirmou a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Todas as turmas do curso on-line do “Entre na Roda” contarão com a mesma carga horária: oito semanas de duração, sendo que as atividades podem ser realizadas em horários definidos pelos participantes. Os temas a serem discutidos na oficina on-line do “Entre na Roda” são:
•Por que formar leitores?
•O que é ser mediador de leitura?
•Como fazer rodas para cativar leitores?
•Como organizar um acervo a favor dos leitores?
•Como atrair leitores com textos literários?
•Como aproximar leitores de poemas e narrativas longas?
•Como aproximar leitores de textos jornalísticos e de divulgação científica?
•Como trazer outras linguagens para as rodas de leitura?
Versão presencial do “Entre na Roda” já disponibilizou mais de 5.900 vagas para a formação de mediadores de leitura
O projeto “Entre na Roda” também conta com uma versão presencial, cuja formação de mediadores de leitura tem duração de um ano. O projeto é oferecido pela Fundação Volkswagen desde 2003 e já disponibilizou em seu histórico 5.969 vagas para formação de mediadores, beneficiando indiretamente 677.640 pessoas, em 304 cidades, nos Estados de Alagoas, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo, até 2014. A versão presencial tem como público-alvo educadores do Ensino Fundamental, profissionais de bibliotecas e de outras instituições que possam promover o gosto pela leitura.
Em 2015, o “Entre na Roda” presencial será implementado em três novos Estados, que receberão pela primeira vez um projeto da Fundação Volkswagen: Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW Group estabelece código de ética para o uso de inteligência artificial

O BMW Group continua a acompanhar os desenvolvimentos globais em termos de inovações tecno…