Programa governamental inclui ações de educação, conscientização e convênios

No dia 18 de junho, o Governo do Estado de São Paulo lançou, em evento no Palácio dos Bandeirantes, o programa Respeito à Vida, que substitui o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. A Fundação Volkswagen é uma das parceiras da sociedade civil no programa e oferecerá formações a gestores públicos, com foco em temas de mobilidade urbana. As capacitações fazem parte de seu projeto “Cidadania em Movimento”.

O programa governamental Respeito à Vida contempla ações voltadas à educação para o trânsito, obras em rodovias, convênios com prefeituras para melhorias de vias municipais e campanhas de conscientização. O programa será responsável, também, pela gestão do Infosiga, sistema de dados que traz informações mensais sobre ocorrências de trânsito, incluindo números de óbitos. Atualmente, engloba 304 cidades parceiras e dispõe de R$ 200 milhões de recursos provenientes de multas do DETRAN-SP, beneficiando 96% da população do Estado.

“O Respeito à Vida vai garantir à população, por meio de medidas preventivas e educativas, o direito de transitar por vias e rodovias paulistas com segurança. Vai levar para as escolas da nossa rede os conceitos de paz, tolerância, responsabilidade e orientação no trânsito. Também vamos incentivar a realização de obras e pequenos ajustes em 100 pontos críticos de estradas”, afirmou João Doria, Governador de São Paulo.

O programa é coordenado pela Secretaria de Governo, em parceria com as secretarias da Educação, Segurança Pública, Saúde, Logística e Transportes, Transportes Metropolitanos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Econômico e Direitos da Pessoa com Deficiência. Além disso, envolve empresas e associações do setor privado e entidades do terceiro setor, entre elas a Fundação.

Cidadania em Movimento

A parceria com a Fundação Volkswagen contempla a formação de gestores públicos e técnicos dos municípios que fazem parte do programa. Ela acontece no âmbito do projeto Cidadania em Movimento, voltado à educação para o trânsito e à mobilidade urbana. O primeiro workshop ocorrerá no dia 25 de junho, no Palácio dos Bandeirantes.

Entre os temas que serão abordados nos encontros, estão segurança viária, prevenção a acidentes, protagonismo, cidadania, planejamento urbano, cidades inteligentes e sustentabilidade nos meios de transporte, entre outros. O objetivo é levar mais inovação ao poder público, contribuindo para a atualização de políticas voltadas à mobilidade urbana.

Além do programa Respeito à Vida, o Cidadania em Movimento também acontece em parceria com o Centro Paula Souza e o DETRAN-SP, com foco na formação de educadores e estudantes. Acesse a página do projeto para saber mais: https://fundacaovolkswagen.org.br/projetos/jogo-da-vida-em-transito-jvt/

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Executivas assumem novas funções de liderança em áreas estratégicas da Fiat Chrysler Automóveis na América Latina

Cristiani Campos assume Diretoria de Desenvolvimento de Novos Negócios; Cristiane Paixão a…