O Volkswagen Golf Variant foi eleito pelo segundo ano consecutivo o melhor na categoria “Monovolume e Perua Premium” na edição 2017 do guia Qual Comprar, da revista Autoesporte (editora Globo).
O guia avalia todos os modelos novos à venda no País com preço de até R$ 350 mil, divididos em 14 categorias e aponta o melhor negócio em cada uma delas. Na edição deste ano foram avaliados ao todo 207 modelos. São analisados critérios como consumo, desempenho, manutenção, segurança e seguro.
 
Na categoria Monovolume e Perua Premium concorreram 10 modelos. De acordo com os avaliadores, o Golf Variant “é polivalente: versão perua do Golf alia dinâmica exemplar do hatch com espaço e versatilidade para abrigar toda a família.”
 
Foram elogiados o motor 1.4 TSI Total Flex (150 cv), “bem casado com a transmissão automática que faz trocas suaves e quase imperceptíveis”, o elevado nível de conforto “inclusive quando se roda em vias irregulares” e a ergonomia perfeita – “não há como se sentir mal ao volante.” O baixo consumo de combustível também foi elogiado, assim como a extensa lista de equipamentos de série.
 
 
Linha 2017
 
O Golf Variant é equipado com o motor 1.4 TSI Total Flex de 150 cv e oferecido em duas versões: Comfortline e Highline. Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o modelo é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México.
Tanto na versão Comfortline como na Highline, o motor 1.4 TSI Total Flex é combinado exclusivamente à transmissão automática de 6 velocidades (com conversor de torque) com função Tiptronic (que permite ao motorista efetuar as mudanças manualmente, por meio da alavanca de câmbio ou por aletas no volante). O Novo Golf Variant acelera de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos e alcança 207 km/h de velocidade máxima (dados com etanol).
Comfortline: custo-benefício com segurança superior
O Golf Variant Comfortline tem foco na relação custo-benefício, já contando de série com equipamentos muito valorizados pelos clientes. Com nota máxima em segurança para adultos e crianças, o modelo Comfortline traz uma série de recursos de segurança, como: sete airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros, dois laterais do tipo cortina e um de joelho para o motorista), cintos de segurança automáticos de três pontos em todos os assentos, controle de tração (ASR), controle de estabilidade (ESC), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS) distribuição eletrônica de frenagem (EBD), faróis de neblina com luz de conversão estática, sistema Isofix de fixação de cadeirinha de criança com top tether (que permite a fixação da parte superior da cadeirinha) e freios com Sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão.
O Golf Variant Comfortline 2017 também traz como equipamento de série o sistema Star/Stop, direção elétrica, ar-condicionado, vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico e função “um toque”, sistema de infotainment “Composition Media” com tela sensível ao toque de 6,5”, travamento central por controle remoto e rodas de liga leve de 16” estilo “Dover” (pneus 205/55 R16), freio de estacionamento com o sistema “Hill Assist”, sensores de aproximação de obstáculos na dianteira e na traseira (“Park Pilot”) e retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecíveis, com luz de seta integrada (side blinker) e função “tilt down” complementam a lista de série. Para a linha 2017 há opção de rodas de liga leve de 17” com estilo “Geneva”, com pneus 225/45 R17.
 
Highline: inovação e requinte
Versão topo de linha, o Golf Variant Highline acrescenta ao conteúdo da versão Comfortline ar-condicionado digital Climatronic (com duas zonas de resfriamento), bancos de couro, lanternas de LED, volante multifuncional com controles do computador de bordo e dos sistemas de som e telefonia, sensores de chuva e de luminosidade com “Coming Leaving & Home”, entre outros.
Opcionalmente, a versão Highline pode ser equipada com faróis de xenônio, rodas de liga leve de 17” diamantadas estilo “Madrid”, sistema de infotainment Discover Pro com tela sensível ao toque de 8’ e a tecnologia Volkswagen App-Connect, capaz de realizar o espelhamento de celular nas plataformas Mirrorlink, Android Auto e Google CarPlay.
Versatilidade em família
Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros. O comprimento total do porta-malas é de 1.055 mm – até os encostos dos bancos dianteiros são 1.831 mm.
O Golf Variant mede 4.562 milímetros de comprimento – são 307 mm a mais no comprimento em relação ao hatchback –, com 1.799 milímetros de largura (sem espelhos retrovisores) e 1.481 milímetros de altura. A distância entre-eixos é de 2.630 milímetros. Essas proporções representam um projeto impressionante: até as portas dianteiras, seguem-se as linhas precisas do hatchback. O estilo do Golf Variant se desenvolve a partir das colunas centrais “B” em direção à traseira.
Sistemas de assistência – proteção automática
Todo Golf Variant oferece de série a possibilidade de seleção do perfil de direção com quatro modos (‘Normal’, ‘Sport’, ‘Eco’ e ‘Individual’). Além disso, o modelo conta com uma série de recursos de tecnologia, segurança e conforto, como o sistema de freios com sistema de Frenagem Automática Pós-Colisão, que evita a ocorrência de colisões múltiplas – situação em que ocorre um segundo impacto após a colisão inicial.
Também oferece bloqueio eletrônico do diferencial (EDS + XDS) integrado ao Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) para melhorar a dinâmica do veículo; sistema “Pro Active” (Proteção proativa dos passageiros); ACC – Adaptive Cruise Control (Controlador adaptativo de distância e velocidade). O sistema usa um sensor de radar integrado à dianteira do carro; sistema de monitoramento frontal”Front Assist”; City Emergency Brake (Frenagem Urbana de Emergência), que, por meio de um sensor de radar, varre a área à frente do carro. Se houver perigo de colisão com um veículo andando ou parado à frente do carro e o motorista não reagir, o sistema de freios é pré-condicionado da mesma forma que com o Front Assist; e detector de fadiga, entre outros.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Nissan comemora 20 anos de uma história de sucesso no Brasil

Da importação de carros à fabricante nacional de automóveis, marca consolida sua presença …