A Volkswagen está ampliando a oferta de configurações do Golf Variant no mercado brasileiro. Já está chegando às concessionárias da marca a versão Comfortline com transmissão manual de seis marchas da station wagon derivada do Golf, ressaltando ainda mais a boa relação custo-benefício do modelo. A novidade tem preço sugerido de R$ 83.990.
Com isso, o Golf Variant passa a ser oferecido no País em três versões: Comfortline com transmissão manual de seis marchas, Comfortline com câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic” e Highline com câmbio automático DSG de 7 marchas com função “Tiptronic”. Todas são associadas ao motor 1.4l TSI BlueMotion Technology de 140 cv. Feito sobre a Matriz Modular Transversal (MQB), o Golf Variant é produzido na fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, e combina toda a inovação da Volkswagen, com muita esportividade, versatilidade e espaço para a família.
O Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology com potência de 140 cv na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm. O torque máximo é de 25,5 mkgf, disponíveis já a partir de 1.500 rpm e mantidos até 3.500 rpm.
Um dos principais destaques do Golf Variant é sua versatilidade, aspecto atendido plenamente com a grande capacidade para bagagens: seu porta-malas comporta 605 litros (até a altura dos encostos de cabeças – são três – no banco traseiro), o que significa amplo espaço mesmo com cinco ocupantes a bordo. Rebatendo-se os bancos traseiros a capacidade para bagagens aumenta para 1.620 litros.
 
O Golf Variant é equipado de série em ambas as versões com o sistema Start-Stop. É também o primeiro carro de sua categoria a oferecer o “Sistema de frenagem automática pós-colisão”.
São também de série para o Golf Variant recursos como sete airbags, espelhos retrovisores elétricos, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), Controle de Tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS e XDS), regulagem de altura para os bancos do motorista e do passageiro, vidros elétricos nas quatro portas com acionamento automático “um-toque”, ar-condicionado, assistente de partida em rampa (Hill Assist) e monitoramento da pressão dos pneus (RKA), entre outros.
Versões Comfortline e Highline
O Golf Variant é oferecido no mercado brasileiro nas versões Comfortline e Highline. Em ambas o modelo incorpora faróis dianteiros com dupla parábola e lâmpadas halógenas, com luzes de condução diurna.
Externamente as versões se diferenciam pelos frisos cromados presentes na Highline. Também diferencia as versões o rack de teto, na cor prata anodizada na versão Highline e na cor preta na versão Comfortline.
Em ambas as versões o Golf Variant é equipado de série com rodas de liga leve de 16 polegadas com o desenho “Dover”. Os pneus têm as medidas 205/55 R16. Para a versão Comfortline são oferecidas como opcionais as rodas de liga leve de 17 polegadas “Dijon”, com pneus 225/45 R17.
 
O Golf Variant traz na versão Comfortline acabamento da cabine com revestimento em tecido Zoom (preto). Há apliques em alumínio escovado no painel de instrumentos e nos painéis de portas. O volante e a alavanca de câmbio têm revestimento de couro.
 
O modelo traz de série ar-condicionado Climatic com difusor traseiro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro “Park Pilot” e vidros com isolamento térmico. O modelo também traz encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos retrovisores externos com ajuste elétrico, aquecimento e função “Tilt down”; vidros elétricos nas quatro portas com acionamento por um toque (“one touch”), coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura nos bancos do motorista e do passageiro, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça desenhados para máxima segurança.
E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem e sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete.
O Golf Variant 2016 traz os novos Sistemas Infotainment com a tecnologia Volkswagen App-Connect, que reúne os sistemas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. A tecnologia global permite que a tela do celular seja “espelhada” na tela central do sistema de Infotainment. Ou seja, a tela do veículo repete o que está sendo exibido na tela do celular e é possível comandar o sistema de Infotainment pelo celular ou comandar o celular pelo sistema de Infotainment.
Os novos sistemas de Infotainment são o “Composition Media” (de série na versão Comfortline), o “Discover Media” e o “Discover Pro”. Os dois primeiros contam agora, com telas de 6,5” sensíveis ao toque, coloridas, de alta resolução e conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect. Também oferecem ampla interatividade, com várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.
Desempenho consistente
O Golf Variant é equipado com o motor 1.4l TSI BlueMotion Technology. Pertencente à família EA211, o motor tem bloco e cabeçote feitos de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote (variável na admissão; são quatro válvulas por cilindro) e é equipado com injeção direta de combustível e turbocompressor.
Esse motor desenvolve potência de 140 cv a partir de 4.500 rpm, estendendo-se até 6.000 rpm. Seu torque máximo, de 25,5 kgfm, surge já a apenas 1.500 rpm, mantendo-se pleno a até 3.500 rpm – a extensa faixa de ocorrência do torque máximo e da potência demonstra a elasticidade e a eficiência do motor.
Os números de desempenho mostram o lado esportivo do Golf Variant Comfortline com câmbio manual de seis marchas: são apenas 9,5 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h e velocidade máxima de 205 km/h. O tanque de combustível tem 50 litros de capacidade. Seu peso em ordem de marcha é de 1.320 kg.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

BMW bate recorde de emplacamento de veículos eletrificados e motocicletas no Brasil

No ano em que completou 25 anos de presença oficial no Brasil, o BMW Group manteve a diant…