Projeto VEM PR, desenvolvido pela ABDI, em parceria com o Governo do Paraná e o PTI, disponibiliza os veículos para uso compartilhado por servidores públicos do Estado

Nesta quarta-feira (2), ocorreu em Curitiba (PR) o lançamento do VEM PR, projeto que vai disponibilizar 10 veículos Renault Zoe 100% elétricos para uso compartilhado por servidores públicos do Paraná. Os veículos foram cedidos pela ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) ao Governo do Estado em formato de comodato. Em razão da pandemia, neste primeiro momento o uso dos automóveis ficará sob responsabilidade da Secretaria Estadual de Saúde, para auxiliar nas atividades de combate ao coronavírus. A iniciativa prevê também a instalação de 10 eletropostos de carregamento na capital paranaense.

O projeto é parte de um memorando de entendimento assinado em fevereiro de 2020 pelo presidente da ABDI, Igor Calvet, e pelo governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, para a implementação de cases reais de soluções tecnológicas para cidades inteligentes (smart cities). O objetivo é estimular a adoção de políticas sustentáveis e difusão de modelos de negócios inovadores em mobilidade urbana.

Os veículos são equipados com um sistema de gestão de compartilhamento desenvolvido pelo PTI (Parque Tecnológico de Itaipu) no Living Lab, espaço criado juntamente com a ABDI em Foz do Iguaçu. Por meio do aplicativo MoVe é possível reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria, as rotas percorridas, além de outras informações. Os carros são desbloqueados por meio dos cartões dos servidores cadastrados no sistema.

O memorando de entendimento prevê, ainda, aproveitamento de soluções tecnológicas oferecidas pela ABDI nos municípios do Paraná nos próximos anos, com objetivo de aumentar a integração e a produtividade das empresas e do setor público. O prazo de vigência da parceria é de 40 meses.

O Paraná é a segunda unidade da federação a firmar parceria com a ABDI para a implantação de carros elétricos em sua frota. O primeiro foi o Distrito Federal, onde o sistema o VEM DF foi implantado no ano passado em caráter piloto de compartilhamento de veículos elétricos para frotas públicas. No VEM DF, foram fornecidos 16 carros elétricos Renault Twizy e 35 eletropostos.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz do Brasil é premiada por iniciativas de diversidade

Seguindo estratégia global da Daimler, Companhia valoriza as diferenças e fortalece a cult…