O Governo do Estado, através do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), lança, na segunda-feira (29), a campanha educativa “Viva. Não mate, nem morra”, visando conscientizar a população sobre a valorização da vida a promoção da redução dos acidentes de trânsito no Estado. O lançamento será às 8h, na Unidade Escolar José Amável, zona Leste de Teresina.
 
A campanha faz uma analogia dos itens de segurança, excesso de velocidade, placas de sinalização e a trágica realidade dos acidentes e mortes que ocorrem nas ruas e estradas. De acordo com Arão Lobão, diretor do Detran, ações educativas reforçam a ideia que o trânsito é uma questão de cidadania, que mudanças simples de atitude, como por exemplo, não dirigir em alta velocidade, usar os equipamentos de segurança, podem diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes.
“A campanha ressalta a preocupação e o compromisso do Governo em diminuir o alto índice de acidentes em todo o Estado, principalmente, os envolvendo motociclistas. A campanha, que será permanente, mobilizará a sociedade para refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável nesse ambiente. Respeitando as leis e valorizando a vida, tornaremos esse espaço mais harmonioso, humano e conseqüentemente evitaremos acidentes”, declara o diretor.
 
Nesta quinta-feira (25), Educadores da Escola Piauiense de Trânsito (EPT) do departamento realizaram uma blitz educativa no cruzamento entre as Avenidas Nossa Senhora de Fátima e Jóquei Clube. A atividade ocorreu pela manhã e contou com o apoio da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran). Durante a ação, os técnicos distribuiram material com dicas de segurança, orientando os condutores sobre o comportamento ideal no trânsito.
 
Para Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito (EPT), a campanha vem reforçar o trabalho de prevenção de acidentes que o órgão já vem desenvolvendo.  “A meta do Governo do Estado é reduzir o número de acidentes e estamos trabalhando para isso. A campanha “Viva. Não mate, nem morra” é mais um convite à reflexão do nosso comportamento no trânsito”, explicou  a diretora.
Faz parte da programação da campanha palestras em escolas da rede pública de ensino, visita as cidades que possuem alto índice de acidentes de trânsito. Além da intensificação da fiscalização em todo Estado.
 
O Detran reforça que vem priorizando, cada vez mais, as campanhas educativas como forma de aumentar a conscientização, diminuir o número de acidentes e contribuir para um trânsito mais seguro. As equipes educadores do órgão estão sempre visitando cidades do Estado, empresas públicas e privas e rede pública de ensino levando informações sobre o trânsito e maneiras de evitar acidentes. Além disso, o departamento vem realizando serviços de sinalização viária nos municípios do Piauí, melhorando o tráfego de veículos e de pedestres.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Recall de espelhos retrovisores para Fiat Mobi e Grand Siena

Campanha envolve 3.217 unidades do Fiat Mobi e 843 do Fiat Grand Siena A Fiat Chrysler Aut…