Dados da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran) revelam que, no primeiro trimestre de 2015, foram registrados cerca de 630 acidentes de trânsito em Teresina. Para combater o problema, o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), lançou a campanha “Viva. Não mate, nem morra”, na última sexta-feira (26), na Unidade Escolar José Amável, zona Leste de Teresina.
 
A apresentação da campanha, que é voltada a jovens estudantes de 14 a 18 anos, reuniu cerca de 500 alunos na quadra de esportes da escola. De acordo com Arão Lobão, diretor-geral do Detran, a ação é mais uma das atividades que um órgão vem realizando em todo o estado com o objetivo de melhorar o trânsito e reduzir o número de vítimas de acidentes.
 
“A meta do Governo é reduzir a zero os acidentes de trânsito. A campanha tem esse propósito. Inúmeras ações o órgão vem desenvolvendo, como sinalização viária das cidades do interior, incentivo à municipalização e a realização de exames em todo o Piauí para a retirada da primeira habilitação. Esse conjunto de atividades busca a organização do trânsito, a formação de um bom condutor, melhoria dos serviços prestados pelo Departamento e a conscientização da sociedade por um trânsito mais seguro e humano”, enfatizou o gestor.
 
De acordo com Jeovanna Moura, diretora da Escola Piauiense de Trânsito do Detran-PI, o projeto realizará blitzen educativas em todas as zonas de Teresina e especialistas em trânsito ministrarão palestras sobre o assunto na rede pública de ensino, com a finalidade de orientar sobre os riscos de acidentes e de como eles podem ser evitados. Durante as palestras, vários temas serão abordados, como educação e comportamento no trânsito.
 
“Falaremos dos riscos que é conduzir um veículo por não ser habilitado ou mesmo dirigir embriagado ou ser passageiro de um motorista embriagado. Acreditamos que a conscientização ajuda nossos jovens a terem mais prudência para enfrentar situações do dia a dia que exigem atenção e cuidados e que, respeitar as normas e condutas do trânsito, traz segurança a todos que compõe este espaço”, explica a diretora.
 
Prestigiaram a abertura do evento, o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa; o coordenador de Comunicação do Estado, João Rodrigues; o diretor de Infrações do Detran-PI, Levi Gomes; a diretora de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Norma Suely; o deputado estadual Júlio Arcoverde, entre outras personalidades
 
Hoje (29), a I Blitz Educativa “VIVA. Não mate, nem morra” aconteceu no cruzamento das avenidas Nossa Senhora de Fátima e Jóquei Clube. A atividade contou com o apoio da Companhia Independente de Trânsito (CIPTran). Durante a ação, os técnicos distribuíram material com dicas de segurança, orientando os condutores sobre o comportamento ideal no trânsito.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Troller Brasil Festival reúne mais de 150 carros no rali em Itu

A tradicional prova de final de ano foi considerada uma das melhores dos últimos tempos O …