O Hospital de Urgência de Teresina – HUT participou da 19º edição do Moto Check-Up, evento que conscientiza os motociclistas sobre a importância da manutenção da moto e também os orienta sobre pilotagem segura. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, alertou para o fato de que os acidentes de trânsito são ocasionados pelo não cumprimento das normas de trânsito. “A nossa mensagem não é que deixem de usar moto, é usar a moto de forma segura, adequada”, afirma. 
Segundo Aderivaldo Andrade, secretário municipal de Saúde, são altos os impactos dos acidentes de trânsito nos serviços de saúde da capital. Ele defende ainda que o Piauí deve reverter essa situação através de ação integrada, envolvendo cidadão, iniciativa privada, poder público e escolas.
A estatística do Hospital de Urgência de Teresina – HUT revelou que 80% dos acidentes de trânsito envolvem moto. No mês de julho, foram atendidos 1.145 pacientes vítimas de acidentes de trânsito, sendo que deste número 918 envolveram motociclistas. O HUT constatou ainda que 78% das vítimas de acidente de moto é do sexo masculino, com idade entre 21 e 40 anos. Em segundo lugar, estão as vítimas com idade inferior a 20 anos. 
Evento
A 19º edição do Moto Check Up está ocorrendo no estacionamento do Estádio Albertão. O evento, iniciativa da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (ABRACICLO), começou ontem (05) e se estenderá ate o dia 07 de agosto. 
A programação abrange inspeção gratuita de 21 itens de motocicletas, demonstração de frenagem, palestra sobre pilotagem e vale-brinde para troca de óleo. 
No evento, Hélio Mazzarella, instrutor de pilotagem da Yamaha de São Paulo, explica sobre frenagem da moto. “A forma correta de frenagem é usar os três freios da motocicleta: freio dianteiro e freio traseiro simultaneamente e por fim o freio motor; e, conforme diminui a velocidade, o piloto reduz as marchas”, conta.
Segundo Antônio Ramos de Sousa, mototaxista há 3 anos, o evento traz benefícios. “Esse momento é muito importante, porque tira nossas dúvidas sobre pilotagem, assunto que poucas pessoas sabem explicar corretamente”, afirma.
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Programa de estágio da Hyundai tem vagas para São Paulo e Piracicaba

Prazo para se candidatar às vagas vai até 30 de novembro A Hyundai Motor Brasil está com i…