Sim, ele tem transmissão manual!

A Nissan apresentou no Japão o Z Proto, sinalizando a intenção da empresa de lançar uma nova geração deste lendário esportivo. Exibido em um evento virtual transmitido para todo o mundo a partir do Pavilhão Nissan em Yokohama, o protótipo do carro apresenta um design totalmente novo, bem como um motor V-6 biturbo casado com a transmissão manual de seis velocidades.

Mostrado pela primeira vez de forma enigmática em um vídeo chamado “Nissan A-Z”, em maio, o Nissan Z Proto respeita totalmente os 50 anos de tradição da família Z. Ao mesmo tempo, é um carro esportivo totalmente moderno.

Uma comunidade global de fãs, jovens e experientes, participou do lançamento virtual. Membros do Z Club no Japão, participantes do ZCON em Nashville, Tennessee, e entusiastas em vários outros mercados estiveram sintonizados para o evento.

Desenvolvido pela equipe de design no Japão, o Z Proto apresenta um desenho atraente com uma silhueta que transmite respeito pelo modelo original. Apresenta uma pintura amarela perolizada brilhante – um tributo ao esquema de pintura popular tanto na primeira geração Z (S30) como na 300ZX (Z32) – e um teto preto. Combinar um tema retrô com um que também projetava futurismo foi um desafio, disse Alfonso Albaisa, chefe global de design da Nissan.

A forma do capô e os faróis de LED inclinados em forma de lágrima são lembretes inconfundíveis do Z original. As dimensões da grade retangular são semelhantes ao modelo atual, com a adição de aletas ovais da grade para oferecer uma aparência moderna atualizada. Continua a exalar esportividade e elegância. O link para o Z original é mais notável quando o novo carro é visto de lado. A linha do teto eflui do nariz para a traseira quadrada para criar um perfil Z de primeira geração distinto, cuja extremidade traseira era ligeiramente mais baixa do que a altura do para-lamas dianteiro, dando ao Z a sua presença distinta.

A traseira se inspira nas lanternas do 300ZX (Z32), reinterpretadas para o mundo moderno. Situado dentro de uma seção preta retangular que atravessa a parte traseira e envolve as bordas externas, as lanternas traseiras de LED transmitem um brilho forte. Tratamentos leves de fibra de carbono nas saias laterais, na dianteira inferior e na saia traseira garantem um desempenho ágil. Rodas de liga leve de 19 polegadas e escapamentos duplos completam a presença marcante do Z Proto nas estradas.

Projetada para se ajustar ao motorista e ao passageiro como uma luva, a cabine do Z Proto combina perfeitamente a tecnologia moderna com toques Z vintage. A equipe de design de interiores procurou conselhos de lendas profissionais do esporte motorizado para dar ao Z Proto uma cabine ideal, tanto para estrada como para a pista. Isso pode ser visto na instrumentação do Z. Todas as informações vitais são encontradas no visor do medidor digital de 12,3 polegadas e organizadas para ajudar o motorista a entendê-las facilmente e rapidamente. O novo volante oferece ao motorista controles de acesso rápido sem perder sua estética vintage.

Detalhes em amarelo são encontrados em toda a cabine, incluindo costuras no painel de instrumentos. Os assentos apresentam detalhes em amarelo especial e uma faixa gradativa em camadas no centro para criar profundidade.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques

Veja também

Mercedes-Benz inaugura a primeira fábrica 4.0 de chassis de ônibus do Brasil

Com investimento de mais de R$ 100 milhões, nova linha de produção de chassis de ônibus é …