Projeto incentiva o desenvolvimento de soluções para problemas reais das cidades localizadas nos arredores do Complexo Industrial da Nissan em Resende

Com o objetivo de continuar impulsionando a educação, a inovação e o empreendedorismo na região Sul Fluminense, o Instituto Nissan lançou, em um evento virtual, a segunda edição do Inova-san. Criado em 2019, o programa busca incentivar o desenvolvimento de soluções para problemas reais que impactam a comunidade local, onde está localizado o Complexo Industrial da marca.

Desta vez, além de abranger o público universitário, o projeto também irá receber inscrições de alunos de escolas técnicas e que têm a partir de 16 anos. Na edição 2020, que será toda online, os estudantes serão desafiados a resolver questões locais relacionadas a uma das três temáticas: Meio Ambiente, Mobilidade Inteligente e Saúde.

A primeira edição do Inova-san teve quase mil inscritos e cerca de 250 projetos cadastrados. O programa conta com a co-realização da comunidade local de inovação Rio Sul Valley.

Para participar do Inova-san, os jovens devem formar grupos de até 5 pessoas, com no mínimo 3 estudantes da mesma universidade ou escola técnica. Os participantes poderão se cadastrar apenas com uma ideia inicial e inserirem as atualizações na plataforma do programa para estruturá-la até o último dia das inscrições, que vão até 18 de outubro.

Para ajudar no desenvolvimento dos projetos, durante todo esse período acontece o Sparking Festival, com atrações diferentes todos os dias da semana, totalizando 36 horas de conteúdo gratuito e virtual. Entre as atividades programadas estão sessões para tirar dúvidas sobre o Inova-san, palestras com especialistas abordando as temáticas do programa e com professores da região para falar sobre problemas locais, bate-papo sobre criatividade e geração de ideias e mentorias coletivas. Nessa fase acontece ainda o Ideathon, evento de três horas de duração realizado em três sábados consecutivos com programações simultâneas e variadas. Todo esse conteúdo também ficará disponível, gravado, na página do Instituto Nissan no Youtube (www.bit.ly/2020inovasan).

Ao fim de toda essa jornada de conhecimento, os autores dos melhores projetos de cada categoria receberão como prêmio uma viagem com destino a ser definido, percorrendo locais relacionados à inovação e ao empreendedorismo, mentorias personalizadas com executivos, e mentorias técnicas com profissionais variados.

As inscrições para o Inova-san acontecem pelo site www.inovasan.com.br.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias

Veja também

Mercedes-Benz inaugura a primeira fábrica 4.0 de chassis de ônibus do Brasil

Com investimento de mais de R$ 100 milhões, nova linha de produção de chassis de ônibus é …