A primeira turma conta com 40 jovens e terá a duração de seis meses. Até o final de 2020 serão 120 jovens formados

No mês em que completa nove anos de atuação, o Instituto Renault lança o projeto “Geração Futuro”, curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, no Paraná. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.

No total, 120 jovens serão qualificados durante o período de um ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. Ao término de cada semestre, os 10 alunos que apresentarem as melhores notas, frequência e comportamento, serão convidados para compor o quadro de colaboradores da Renault do Brasil. A contratação dos jovens poderá acontecer em até seis meses após a conclusão do curso. Com essa ação, 30 alunos sairão do “Geração Futuro” empregados, ajudando a gerar renda e desenvolvimento para a região da Borda do Campo.

O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo; da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do Instituto IOS, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.

A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento. O objetivo é preparar e qualificar os jovens para transformar de forma positiva a realidade da comunidade e o futuro de muitas famílias.

Para participar, todos passaram por um processo seletivo que contou com provas de conhecimento e dinâmicas com psicólogas. “Os professores são muito atenciosos e nos ensinam muitos conteúdos novos. Sei que estou me capacitando para o mercado e fico feliz de poder colocar essa formação em meu currículo”, afirmou Aline Vitória, de 16 anos, aluna da primeira turma do projeto.

O curso de formação faz parte de uma nova etapa de ampliação de projetos do Instituto Renault na comunidade Borda do Campo, e tem o objetivo de aumentar o alcance da educação, geração de renda e empreendedorismo social. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta de transformação social. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens que estão participando do programa estejam melhor preparados e tenham oportunidades para entrar no mercado de trabalho”, comentou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, durante o lançamento do projeto.

Esse projeto se soma a outros desenvolvidos pelo Instituto Renault na região da Borda do Campo, onde está situada a fábrica da Renault, entre eles: o apoio a Associação Borda Viva, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade, por meio da geração de renda para as famílias e segurança alimentar para as crianças; Construção do CMEI Borda Viva, que recebe crianças em idade pré-escolar; Apoio ao CMEI Árvore dos Sapatos; Cessão de um Master ao Lar Mãe Maria, para facilitar o transporte escolar das crianças que vivem no espaço; Desenvolvimento do Mapa Social da região. Com esses projetos já foram beneficiadas cerca de 11 mil pessoas. Além disso, a Renault desenvolve em São José dos Pinhais, o programa “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança do trânsito, que já impactou mais de 44 mil crianças do município e realizou a construção da Biblioteca Estação da Sabedoria, no terminal de ônibus de São José dos Pinhais.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Dispositivo Bosch evita choque em caso de acidentes envolvendo veículos elétricos

Microchips controlam pequenas cargas explosivas conectadas às baterias e isolam a fonte de…