Robustez com conforto de automóvel, tecnologia e segurança de ponta e o melhor custo operacional mantém o modelo como líder da categoria no Brasil

Será na edição 2019 da Fenatran a apresentação da nova linha Iveco Daily 2020, que chega para revolucionar o segmento e se posicionar como ‘referência’ em sua categoria, proporcionando uma nova experiência no transporte de cargas e de passageiros nos grandes centros urbanos do país. Essa história de sucesso teve início em 1978 na Europa, e posteriormente no Brasil em 2000, com o início da produção do veículo na fábrica de Sete Lagoas (MG). Hoje, os novos modelos nas versões chassi-cabine, furgão e minibus aliam robustez, versatilidade para diferentes operações e o melhor custo operacional do mercado para o cliente.

Thiago Carlucci, diretor de Marketing da Iveco para a América do Sul, afirma que o objetivo da marca com a apresentação da nova linha Daily, que vai de 3,5 a 7 toneladas, é oferecer ao cliente uma experiência única na gama de produtos leves, com alta tecnologia e um patamar de qualidade de destaque no mercado brasileiro. “Agora, unimos o melhor de dois mundos na nova Daily. Mantivemos a robustez e performance, já reconhecidos e que consagraram o modelo, mas trouxemos um novo patamar de design, segurança e tecnologia para o produto. Nossa ideia é ampliar a participação da montadora no segmento de leves”, complementa o executivo. Atualmente, o segmento de leves representa 16% do total de veículos comerciais rodando no país. A Iveco tem cerca de 15% de participação nessa fatia de mercado.

Seguindo o design dos produtos fabricados pela Iveco no mundo, a nova Daily se destaca pela modernidade das linhas da cabine, arrojadas e com atributos aerodinâmicos, como a nova grade frontal (preta ou cromada), carroceria redesenhada, novo farol, novas luzes de posição e farol de neblina. O visual também foi projetado com foco na operação do cliente, o novo para-choque dianteiro é agora tripartido, o que reduz os custos de reparo em caso de colisões leves.

Já o novo interior foi totalmente pensado para privilegiar a ergonomia e incluir um novo ‘pacote tecnológico’ digno de um automóvel premium. Conforto, organização e funcionalidade se destacam como um conjunto de componentes que colocam a Daily como a melhor opção do segmento.

O novo painel de instrumentos tem funções como controle de cruzeiro, limitador de velocidade, mensagens de feedback e manutenção. O motorista conta ainda com a comodidade do sensor de ré, para facilitar as manobras nos furgões e vans, e volante com comando de telefone e voz. “Estamos cada vez mais modernos e a inserção de novas tecnologias embarcadas no conceito da Daily mostra isso”, afirma o executivo. Destaque para o sistema multimídia, com tela de sete polegadas, que amplia a integração ‘homem/máquina’ com funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple Car Play e para o novo ar-condicionado automático digital.

As novidades da cabine não param por aí: novo ângulo de inclinação do parabrisa para melhorar a visibilidade, direção com coluna ajustável para proporcionar mais conforto e segurança, diminuição do tamanho do volante para gerar a sensação de que o motorista está dirigindo um automóvel, melhor isolamento acústico e porta-objetos na cabine pensados no motorista que vive seu dia-a-dia dentro do caminhão.

A versão furgão tem novas dimensões de chassi com aumento do entre-eixos e do comprimento total, com um centro de gravidade e manobrabilidade aprimorados. As mudanças estruturais na versão furgão permitiram novas configurações de metragem cúbica que agora vão de 7,3 a 18 m³.

Novas tecnologias estão à disposição do cliente, mas na versão chassi-cabine a resistência do chassi com longarinas em perfil “C” de 5mm, e o robusto conjunto suspensivo da Daily, continuam fazendo parte desse modelo que se destaca no segmento.

No quesito consumo de combustível, a tecnologia também se mostra presente. A novidade fica por conta do EcoSwitch, um botão projetado para reduzir o consumo de diesel. O sistema altera o mapeamento da calibração do motor reduzindo ainda mais o consumo de combustível. “O conjunto torna a nova Daily ainda melhor que a versão anterior, que já era considerada ‘a melhor’ na categoria”, diz Carlucci.

“Trabalhamos duro para aperfeiçoar o que já era excelente. Para se ter uma ideia, foram mais de 230 mil horas de desenvolvimento e mais de 150 diferentes tipos de testes performados por protótipos em nossa fábrica em Sete Lagoas (MG)”, explica Thiago.

Para impulsionar esse campeão de vendas a Iveco mantém a consagrada linha de motores da FPT Industrial, com os modelos F1A e F1C, de 130, 150 e 170 cavalos. São motores modernos, que combinam alta performance com baixo consumo de combustível.

A segurança fica por conta de uma série de itens que tornam a viagem mais segura para o motorista, ajudantes e passageiros.

• Electronic Stability Program (ESP) = atua no controle do torque do motor e nos freios, freando cada roda individualmente quando veiculo se torna instável.

• Hydraulic Brake Assist (HBA) = aumenta a pressão do freio quando o pedal é acionado de forma rápida reduzindo a distância de parada.

• Hydraulic Fading Compensation (HFC) = detecta condição anormal do sistema de freio e aumenta a pressão do circuito até a intervenção do ABS.

• Hydraulic Rear Boost Assist (HRB) = no caso de uma frenagem de emergência, quando os freios dianteiros já estão em controle de ABS, aumenta a pressão nos freios traseiros, maximizando a eficiência total da frenagem.

• Extended Understeering Control (EUC) = no caso de o veículo perder aderência das rodas dianteiras atua intervindo no torque e no freio aumentando a capacidade de manobra.

• Roll Movement Intervention (RMI) = suaviza situações de rolagem perigosa durante a condução altamente dinâmica.

• Roll-over Mitigation (ROM) = suaviza situações de rolagem perigosa durante situações de parada.

• Trailer Sway Mitigation (TSM) = mitigação da instabilidade do trailer.

• Load Adaptive Control Mode (LAC) = controle adaptativo de carga.

• Hill Hold Control (HHC-S) = mantém a pressão nos freios por dois ou três segundos, auxiliando na partida do veiculo em rampas.

“Estamos cada vez mais modernos e a inserção de novas tecnologias embarcadas no conceito da Daily mostra isso”, ressalta o executivo.

Além de contar com todas tecnologias disponíveis para as versões de carga, a versão para o transporte de passageiros, Daily Minibus, ganhou novo entre-eixos alinhado com a Daily Furgão, que proporciona melhor dirigibilidade e maior espaço para o conforto dos passageiros. O modelo agora tem vidros laterais colados e ar condicionado no teto com difusores ao longo do salão, melhorando sensivelmente a capacidade de refrigeração e conforto dos passageiros. Destaque para o diferencial blocante automático que maximiza a tração, fornecendo 50% do torque e potência para cada uma das rodas motrizes. O sistema é projetado para manter as rodas em um modo de direção constante e tem a capacidade de, automaticamente, desbloquear para permitir a diferenciação de velocidade em curvas ou manobras. Esse sistema é ideal para o aumento da tração em terrenos irregulares e escorregadios como lama, pedras, entre outros. Roberto Pavan, gerente de Marketing de Produto da IVECO BUS, ressalta que o Minibus tem um conjunto confiável, que proporciona rentabilidade ao operador e um sistema que promove inclusão e acessibilidade dos passageiros com dificuldades de locomoção.

“Todas as mudanças da Daily vieram para melhorar ainda mais um modelo já consagrado, pensando sempre no cliente. Temos o único veículo da categoria que une tecnologia e segurança com a robustez de caminhão. É realmente um veículo único”, finaliza o diretor de Marketing.

E, para coroar esse conceito, a Iveco, mais uma vez com foco nos clientes, trabalhou para garantir que o custo operacional da nova geração seja tão competitivo quanto da geração anterior, que já era destaque no quesito dentro da categoria. Na prática, o cliente tem agora novas tecnologias, um pacote de segurança completo e a performance e robustez de sempre com a certeza de que não pagará nada a mais para manter em operação a sua nova Daily.

Os modelos da nova Daily ganharam novos ‘nomes’: 30-130 ao invés de 30S13, por exemplo. A nomenclatura mudou, mas a reconhecida qualidade da linha Daily está ainda melhor para atender diferentes operações do transporte de cargas e de passageiros, com ótimo custo-benefício e versatilidade.

A nova Daily também ganha novas versões para se adequar ainda mais as diversas missões e necessidades do mercado. São elas a de 65-170 e a 45-170, além da versão de 7 toneladas exclusiva para o mercado de motorhomes.

Artigos Relacionados
Leia mais em Destaques
Comentários estão fechados

Veja também

Imagens da nova Fiat Strada são reveladas por revistas nacionais

Circularam na tarde de hoje, em aplicativos de mensagens de texto e das duas principais re…