\"\"

 

A Jaguar, marca britânica de automóveis de luxo, apresentou nesta semana o Jaguar Heritage Racing, um programa que trará de volta os modelos que marcaram a história da Jaguar às pistas de corrida mais importantes e tradicionais do mundo. Pela primeira vez desde 1956, modelos C-Type e D-Type irão acelerar em verdadeiros templos da velocidade como Goodwood e Nürburgring. A marca também confirmou participação em diversos outros eventos que reúnem os veículos que marcaram história no automobilismo mundial como a Mille Miglia, o Pebble Beach Concours d\Elegance e todas as etapas do E-Type Challenge no Reino Unido.

O primeiro evento em que a marca britânica irá participar será a edição 2012 da Mille Miglia, que acontecerá no próximo mês de Maio. A volta da Jaguar à corrida é emblemática, já que há exatos 60 anos o engenheiro chefe da marca, Norman Dewis e Sir Stirling Moss, lenda britânica que acumulou diversos títulos no automobilismo, pilotaram na mesma prova um C-Type, modelo que era o primeiro automóvel da história a ser equipado com freios a disco.

Naquele mesmo ano, o mesmo C-Type venceu uma prova em Remis e abriu as portas para que a tecnologia dos freios a disco fosse utilizada até os dias de hoje em milhões de automóveis ao redor do mundo.

Em Agosto, o Jaguar Heritage Racing irá participar do AVD Nürburgring Oldtimer Grand Prix. Conhecida como o “inferno verde” por seu alto nível de dificuldade e pela imensa área verde, o circuito de Nürburgring é considerado um dos mais difíceis do mundo. Por estas caracteríssticas, o local foi escolhido pela Jaguar para ser palco dos testes de durabilidade e performance da sua atual linha de veículos.

 

\"\" 

Da Alemanha,os veículos históricos da Jaguar seguirão para o Reino Unido, onde será promovida a edição 2012 do Goodwood Revival, que acontecerá em Setembro. Tido como a jóia da coroa dos festivais que reúnem veículos clássicos do automobilismo, o evento oferece um deslumbrante cenário de nostalgia com diversos veículos em situações de competição, nos quais os Jaguares C-Type e D-Type não deixarão a desejar. 

Todo o programa irá auxiliar as atividades do Jaguar Heritage, um fundo de curadores que detém uma extensa coleção de modelos de valor inestimável que marcaram o passado da Jaguar, como o protótipo único XJ13 que, apesar de não participar de nenhuma competição, continuará a ser exibido e demonstrado em um série de eventos durante 2012. 

O Jaguar Heritage Racing irá participar dos seguintes eventos em 2012:
• Mille Miglia (Itália): 17 a 20 de Maio
• Nürburgring AVD Oldtimer Grand prix: 10 a 12 de Agosto
• Goodwood Revival: 14 a 16 de Setembro

As principais vitórias da Jaguar nas pistas:
• A Jaguar foi a primeira equipe a vencer uma corrida com um veículo equipado com o sistema de freios a disco com o C-Type, em 1952. O modelo era pilotado por Sir Stirling Moss durante a corrida de Remis, na França.
• A Jaguar foi sete vezes vitoriosa em Le Mans:

Ano Modelo Número Pilotos Classificação 
1951 C-type 20 Peter Walker, Peter Whitehead 1st
1953 C-type 18 Tony Rolt, Duncan Hamilton 1st
1955 D-type 6 Mike Hawthorn, Ivor Bueb 1st
1956 D-type 4 Ron Flockhart, Ninian Sanderson 1st
1957 D-type 3 Ron Flockhart, Ivor Bueb 1st
1988 XJR-9LM 2 Jan Lammers, Johnny Dumfries, Andy Wallace 1st
1990 XJR-12 3 John Nielsen, Price Cobb, Martin Brundle 1st

• A Jaguar venceu o Campeonato Europeu de Turismo com Tom Walkinshaw em 1984, pilotando um XJ-S.
• A Jaguar foi campeã de construtores no World Sports Car Championship, nas temporadas de 1987, 1988 e 1991.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Mercedes-Benz aposta no HVO para redução de emissões de CO2

Óleo Vegetal Hidrotratado, o HVO se mistura perfeitamente ao diesel sem restrição nenhuma,…