\"\"

 

A Jaguar, marca britânica de automóveis de luxo, apresentou nesta semana o Jaguar Heritage Racing, um programa que trará de volta os modelos que marcaram a história da Jaguar às pistas de corrida mais importantes e tradicionais do mundo. Pela primeira vez desde 1956, modelos C-Type e D-Type irão acelerar em verdadeiros templos da velocidade como Goodwood e Nürburgring. A marca também confirmou participação em diversos outros eventos que reúnem os veículos que marcaram história no automobilismo mundial como a Mille Miglia, o Pebble Beach Concours d\Elegance e todas as etapas do E-Type Challenge no Reino Unido.

O primeiro evento em que a marca britânica irá participar será a edição 2012 da Mille Miglia, que acontecerá no próximo mês de Maio. A volta da Jaguar à corrida é emblemática, já que há exatos 60 anos o engenheiro chefe da marca, Norman Dewis e Sir Stirling Moss, lenda britânica que acumulou diversos títulos no automobilismo, pilotaram na mesma prova um C-Type, modelo que era o primeiro automóvel da história a ser equipado com freios a disco.

Naquele mesmo ano, o mesmo C-Type venceu uma prova em Remis e abriu as portas para que a tecnologia dos freios a disco fosse utilizada até os dias de hoje em milhões de automóveis ao redor do mundo.

Em Agosto, o Jaguar Heritage Racing irá participar do AVD Nürburgring Oldtimer Grand Prix. Conhecida como o “inferno verde” por seu alto nível de dificuldade e pela imensa área verde, o circuito de Nürburgring é considerado um dos mais difíceis do mundo. Por estas caracteríssticas, o local foi escolhido pela Jaguar para ser palco dos testes de durabilidade e performance da sua atual linha de veículos.

 

\"\" 

Da Alemanha,os veículos históricos da Jaguar seguirão para o Reino Unido, onde será promovida a edição 2012 do Goodwood Revival, que acontecerá em Setembro. Tido como a jóia da coroa dos festivais que reúnem veículos clássicos do automobilismo, o evento oferece um deslumbrante cenário de nostalgia com diversos veículos em situações de competição, nos quais os Jaguares C-Type e D-Type não deixarão a desejar. 

Todo o programa irá auxiliar as atividades do Jaguar Heritage, um fundo de curadores que detém uma extensa coleção de modelos de valor inestimável que marcaram o passado da Jaguar, como o protótipo único XJ13 que, apesar de não participar de nenhuma competição, continuará a ser exibido e demonstrado em um série de eventos durante 2012. 

O Jaguar Heritage Racing irá participar dos seguintes eventos em 2012:
• Mille Miglia (Itália): 17 a 20 de Maio
• Nürburgring AVD Oldtimer Grand prix: 10 a 12 de Agosto
• Goodwood Revival: 14 a 16 de Setembro

As principais vitórias da Jaguar nas pistas:
• A Jaguar foi a primeira equipe a vencer uma corrida com um veículo equipado com o sistema de freios a disco com o C-Type, em 1952. O modelo era pilotado por Sir Stirling Moss durante a corrida de Remis, na França.
• A Jaguar foi sete vezes vitoriosa em Le Mans:

Ano Modelo Número Pilotos Classificação 
1951 C-type 20 Peter Walker, Peter Whitehead 1st
1953 C-type 18 Tony Rolt, Duncan Hamilton 1st
1955 D-type 6 Mike Hawthorn, Ivor Bueb 1st
1956 D-type 4 Ron Flockhart, Ninian Sanderson 1st
1957 D-type 3 Ron Flockhart, Ivor Bueb 1st
1988 XJR-9LM 2 Jan Lammers, Johnny Dumfries, Andy Wallace 1st
1990 XJR-12 3 John Nielsen, Price Cobb, Martin Brundle 1st

• A Jaguar venceu o Campeonato Europeu de Turismo com Tom Walkinshaw em 1984, pilotando um XJ-S.
• A Jaguar foi campeã de construtores no World Sports Car Championship, nas temporadas de 1987, 1988 e 1991.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

FCA inicia produção de máscaras cirúrgicas na fábrica de Betim

Instalada em tempo recorde, linha produz 1,5 milhão de unidades por mês; Parte da produção…