A Jaguar Classic produzirá uma série limitada de seis pares de modelos restaurados do E-Type 3.8

A Jaguar Classic, divisão de modelos clássicos da marca, irá produzir seis pares de modelos E-Type para celebrar o 60º aniversário deste ícone esportivo, a coleção especial E-Type 60. A restauração dos modelos iniciará em 2021.

Cada par de veículos E-Type 60 Edition presta homenagem a dois dos modelos Jaguar E-Type mais famosos da história, o “9600 HP” e o “77 RW”, protagonistas da apresentação mundial do esportivo em Genebra (Suíça) em março de 1961.

O coupé com teto rígido 3.8 na cor Opalescent Gunmetal Grey com a placa “9600 HP” foi um dos dois primeiros E-Type apresentados na estreia a convidados especiais no Parc des Eaux Vives. Após a viagem de Coventry até à Suíça na noite antes do lançamento, Bob Berry, então gerente de relações públicas, chegou a poucos minutos do início dos testes de demonstração.

O E-Type foi tão bem recebido que Berry não conseguiu atender todas as solicitações de demonstrações, e Norman Dewis, o lendário engenheiro de testes e desenvolvimento da Jaguar, recebeu a ordem de “deixar tudo” e levar um conversível 3.8 em British Racing Green de placa “77 RW” de Coventry a Genebra de madrugada.

Ambos os veículos foram utilizados em testes para os meios de comunicação, onde demonstraram que a sua performance sensacional – incluindo a sua velocidade máxima de 240 km/h – estava à altura das suas linhas inspiradas na aeronáutica, aperfeiçoadas no túnel de vento pelo especialista em aerodinâmica Malcolm Sayer.
Os modelos E-Type 60 Edition produzidos pela equipe da Jaguar Land Rover Classic Works, nas suas instalações de Warwickshire, serão veículos E-Type 3.8 dos anos 60 totalmente restaurados segundo a especificação exclusiva do 60º aniversário.

Todos os pares da coleção especial irão incluir um Coupé “9600 HP” em Flat Out Grey e um conversível “77 RW” em Drop Everything Green, pinturas exclusivas para estes veículos. A especificação E-Type 60 Edition irá incorporar detalhes de design em homenagem ao 60º aniversário criados em parceria com Julian Thomson, diretor de design da Jaguar.

O E-Type evocava o ar revolucionário que se respirava nos anos 60 e foi o veículo de escolha de celebridades como Steve McQueen, Brigitte Bardot, Frank Sinatra, George Harrison, Tony Curtis e Britt Ekland. Além disso, o encanto das suas formas esculturais, a sua funcionalidade e o seu impacto no design tornaram o E-Type o terceiro veículo a integrar a coleção de design do Museu de Arte Moderna (MoMa) em 1996.

“O Jaguar E-Type é um verdadeiro ícone, dado que é tão extraordinário hoje como o foi na sua apresentação em 1961. Graças ao avançado nível de design e engenharia do E-Type, sentimos a mesma paixão ao admirá-lo quase 60 anos depois” comentou Dan Pink, Diretor da Jaguar Classic.

  • Jaguar Classic anuncia produção do E-type elétrico

    A produção do icônico veículo esportivo Jaguar E-type numa versão zero emissões foi oficia…
Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Groupe PSA recompra 10 milhões de suas próprias ações da Dongfeng Motor Group

Conforme os termos do Acordo de Recompra de Ações assinado em 17 de dezembro de 20191, e d…