A cantora e compositora global colaborou com a Jaguar para criar música de uma maneira completamente nova usando uma tecnologia revolucionária.

A Jaguar, marca britânica de veículos esportivos de luxo, e Dua Lipa, cantora e compositora de origem britânica e kosovar, anunciaram uma colaboração musical de uma maneira completamente nova. Usando o software personalizado da Jaguar, a cantora criou um remix exclusivo de sua última música, ‘Want To’, e tornou possível que os fãs de todo o mundo criem remixes personalizados usando seus próprios dados – com base na maneira como dirigem, músicas que ouvem ou ritmo que toquem em um celular.

Mais de um milhão de remixes diferentes são possíveis, com vários tempos e versões baseadas em uma variedade de gêneros musicais, desde hip-hop e dança, até orquestra, música pop e ritmo drum and bass.

A faixa se tornou a música mais remixada da história após seu lançamento, em uma apresentação exclusiva na casa de show Sugar City, em Amsterdã, onde os fãs de música e estrelas de toda a Europa, incluindo a supermodelo Doutzen Kroes e a atriz Alix Benezech, dirigiram o I-PACE totalmente elétrico para criar suas próprias versões.

Para criar o seu próprio remix de ‘Want To’, Dua Lipa pilotou o Jaguar I-PACE, e seu estilo de dirigir foi capturado pelos sensores inteligentes do carro. Da quantidade de energia elétrica consumida, ao modo como Dua Lipa acelerou e freou, os dados capturados foram usados para influenciar a música; do ritmo ao arranjo, e a experiência em geral.

A versão de “Want To” de Dua Lipa e Jaguar aparece no álbum “Dua Lipa The Complete Collection”, que será lançado nesta sexta-feira, 7 de setembro.

Falando diretamente do lançamento da música, em Amsterdã, Dua Lipa disse: “Estou muito animada em colaborar com a Jaguar e ultrapassar os limites da música e da tecnologia para meus fãs. É surpreendente que qualquer pessoa possa criar sua própria versão exclusiva da minha faixa “Want To”, com base na maneira como dirige um Jaguar ou inspirada em qualquer música que ouve.

“É uma loucura pensar que os dados de como eu dirijo o I-PACE elétrico podem alterar a energia da minha música para criar um som totalmente novo e incrível.”

Não só os pilotos que poderão remixar a faixa, os fãs de música de todo o mundo também poderão criar suas próprias versões da música de Dua Lipa usando o software de remixagem inteligente da Jaguar, em http://remix.jointhepace.com. Esse aplicativo inovador permite aos usuários remixarem a faixa “Want To” usando o histórico de músicas ouvidas pelo aplicativo Spotify – com base nos dados do que eles ouvem e reorganizando elementos da faixa para criar uma versão personalizada. Do tempo médio das suas playlists ao clima e energia da música que você ouve com mais frequência, os dados são usados para realizar um remix só para você. Aqueles que não têm uma conta do Spotify também podem criar um remix no aplicativo, usando o celular para “definir o ritmo” de uma nova versão da música.

Todos os remixes podem ser compartilhados pelos canais de mídias sociais do usuário.

CRIANDO A MÚSICA MAIS REMIXADA DA HISTÓRIA

Para que todos pudessem remixar a faixa Dua Lipa x Jaguar, uma equipe especializada em produção musical precisou “desconstruir” a versão máster da música, levando a essência da faixa e separando os seus componentes, explorando como a faixa poderia ser reorganizada ajustando ritmo e estilo, instrumentação e tempo.

Mais de 3.500 bases de áudio foram criadas por meio desse processo e esses são os elementos para cada remix – componentes que estão dentro de um software inteligente de última geração, prontos para serem organizados por dados do carro, histórico de reprodução do Spotify ou um ritmo definido pelo usuário.

“Os seis conjuntos de dados capturados de cada unidade em um Jaguar I-PACE são usados para conduzir a música”, diz Tor Castensson, da empresa parceira de tecnologia e software, Plan8. “Os dados da impressão digital de cada motorista a partir da sua viagem selecionam especificamente ritimo, tempo, intensidade e complexidade do remix – e escolhem melodias, sons e batidas de bateria a partir de uma paleta de instrumentos. A música responde efetivamente ao ritmo e ao estilo da sua condução”, explica Castensson.

Ben Sumner, parceiro da produção musical da Jaguar, Feel for Music, explica: “Funciona como uma combinação de cadeado: existem cinco seções de cada faixa, como cinco engrenagens de um cadeado. Os dados de diferentes partes das viagens do motorista selecionam o ritmo e o estilo de várias maneiras diferentes; girando efetivamente cada engrenagem para selecionar uma combinação diferente. O software combina perfeitamente a música para que funcione como um remix com sentido. Cada engrenagem tem centenas de diferentes bases de áudio possíveis, por isso existe o potencial para milhões de versões da faixa.”

THE PACE – SEASON ONE

A colaboração Dua Lipa e Jaguar dá início a uma série de eventos e atividades da Jaguar em toda a Europa, chamada “The PACE: Season One”- que celebra os modelos SUV da empresa, o E-PACE, o F-PACE e o I-PACE.

Após o lançamento em Amsterdã, os motoristas de outros países da região terão a chance de criar seus próprios remixes personalizados em test-drives com carros Jaguar PACE em eventos especiais que serão realizados ainda em 2018 e durante 2019.

Os eventos “The Pace – Season Two” ocorrerão em junho de 2019.

Artigos Relacionados
Leia mais em Notícias
Comentários estão fechados

Veja também

Edição especial Dolcevita celebra o 62º aniversário do Fiat 500

Duas versões estão disponíveis: conversível, com um exclusivo teto de listras brancas e az…